Coluna Esplanada

Piada do prefeito do Rio irrita membros do COI

Leandro Mazzini

Conhecido como carioca extrovertido, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), fez uma piada fora de hora numa tensa reunião com membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) e irritou os integrantes.

O episódio ocorreu na última Segunda, no Rio, durante a apresentação de relatório sigiloso pelo COI no qual a entidade se mostrou muito preocupada com atraso de obras de mobilidade urbana mas principalmente do complexo olímpica.

Um deles, o jornalista israelense Alex Gilady, ex-presidente do canal NBC americano, reclamou que faltam hotéis no Rio, e os que existem não são bons. Segundo ele, não há hotel ‘de categoria’.

Paes, meio à brinca mas irritado, soltou para o interlocutor: ‘Da próxima vez que o senhor vier aqui, pode ficar na minha casa’. Mas ninguém riu, e o clima azedou de vez.

Como publicou a coluna, a reunião do Comitê do Rio com o COI a portas fechadas foi em clima tenso. Ninguém da prefeitura ou governo fala mais da prometida despoluição da Baía da Guanabara. A prefeitura agora já defende as provas de canoagem em Foz do Iguaçu, no Paraná, e de iatismo em Búzios, na Região dos Lagos.

Procurada ontem pela manhã, até o momento a assessoria do prefeito não se pronunciou.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

__________________________

FALTA A CERCA ELÉTRICA..

A Câmara vai reformar as entrada de todos os anexos, para dificultar o acesso de manifestantes. Líderes foram consultados. Trocas de portas de vidros por grades.

PREFEITO DOS BAIXINHOS

Aperta-se o cerco ao prefeito de Coari (AM), Manoel Pinheiro. A Comissão de Segurança Pública da Câmara enviou ofício (126/13) ao Ministro Joaquim Barbosa, Presidente do STF e do CNJ, para que averigue a ‘tramitação dos processos’ nos quais Pinheiro é acusado ‘de ser o maior estuprador/pedófilo do Brasil’. Pinheiro foi indiciado pela PF em operação de combate à Pedofilia, resultado da CPI, no Senado, que revelou uma quadrilha no Oeste amazonense. No sábado, jornais de Dalas, nos Estados Unidos, publicaram matérias. Procurada há dias, o assessor não retornou.

PISTA LIVRE

Recém-integrada ao poderoso Conselho Antipirataria do Ministério da Justiça, a presidente do SindiReceita (Analistas tributários), Silvia Felismino, vai para a reeleição como favorita. A entidade hoje comanda 16 mil servidores, entre ativos e inativos. Silvia fortaleceu-se nos dois últimos anos com a interface do sindicato com MJ, Receita, Fazenda e PF. Tem oposição apenas das regionais de Rio, Minas, Pará e Goiás.

MANÉ! JR.

O deputado Manoel Junior (PMDB-PB) publicou no Twitter foto da sua tela de votação: ‘Veja como votei na PEC do Voto Aberto’. Faltou mostrar o voto do caso Donadon.

CONVERSA DE LIVRARIA 

Os senadores Randolfe (PSOL-AP) e Cristovam (PDT-DF) se encontraram numa livraria na Terça. O socialista revelou que pretende se candidatar ao governo. E Cristovam, gaiato: ‘Você não tem idade pra ser comandante da PM’. Gargalharam.

A REFORMA DE WAGNER

O governador Jaques Wagner, da Bahia, prepara reforma administrativa para Dezembro. Aproveitará a saída dos secretários-candidatos às eleições – a maioria para deputados – e inicia novo secretariado para até o fim do governo. Wagner concluirá o mandato. O governador, que comanda 31 pastas, avalia se funde de cinco a sete secretarias ou deixa o plano para o sucessor. Ele tem meta de economizar R$ 350 milhões até Dezembro. As primeiras medidas saíram dia 1º de Julho.

FÉ NO TURISMO

A bancada religiosa estranhou e vai cobrar explicações do Ministério do Turismo a portaria 112/13 que excluiu da plataforma o turismo religioso. Querem saber do ministro Gastão Vieira se foi esquecimento ou discriminação.

JÁ COMEÇOU

O PSD perdeu mais um deputado, desta vez no Tocantins, por briga local. Ele se desentendeu com a senadora Kátia Abreu por candidaturas em 2014.

_____________

contato@colunaesplanada.com.br