Coluna Esplanada

Cacique denuncia crime à Funai e pede picape como recompensa

Leandro Mazzini

Pajelança em frente à sede da Funai – demandas têm surpreendido entidade

O Ministério Público Federal em Brasília acaba de receber da Fundação Nacional do Índio denúncia de homicídio, com enredo tragicômico.

Um cacique de uma aldeia, em carta enviada, relata seu drama psicológico com o assassinato de seu filho na aldeia, por outro índio – funcionário da Funai.

Em seguida, a esposa morreu de desgosto. Na carta, o cacique diz que só uma coisa pode livrá-lo da morte por depressão ou suicídio: quer ganhar uma picape Hilux 4×4 completa. Só assim, conta ele, volta a ser feliz.

O MP Federal começou as investigações e a PF deve entrar no caso. Ciente de que depressão é causa de mortes seguidas, a Funai trata a situação com todo o cuidado.

O caso mostra quão pitoresco continua o Brasil: uma prova de que os espelhinhos presenteados por Cabral em 1500 cravaram uma tradição imutável de escambo.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

________________________

JOGOS POLÍTICOS

Veja como o COI é também é político em algumas decisões. Os Jogos de Inverno de 2014 serão em Socchi, Rússia, cidade de 10 mil habitantes sem hotéis ou infraestrutura. É a terra de.. Vladmir Putin.

_________________________

Serra e o PPS – O não de Aloysio Nunes o surpreendeu, mas não arrefeceu seus planos

'VOCÊ VEM COMIGO?'

José Serra já negocia há dois meses sua entrada no PPS. Não se filiou ainda porque faz reuniões diárias, ou consultas por telefones, a amigos tucanos. Expõe seus motivos que o levariam ao partido de Roberto Freire, e no fim da conversa, pergunta: ‘E aí, você vem comigo?’. Resultado: foi abandonado até pelos principais seguidores. O maior desgosto de Serra ocorreu há um mês, quando consultou a priori o senador Aloysio Nunes Ferreira, seu eterno fiel escudeiro. Ouviu uma discreta negativa. Foi naquele momento que Serra descobriu que Aécio Neves o ‘matou’ no partido. Serra não desistiu. Embora não tenha decidido ainda, está propenso a concorrer à Presidência pelo PPS apostando em seu recall. Após chamar Kátia Abreu (PSD) para vice, convidou o deputado Ricardo Izar para concorrer ao Senado. Tudo em vão.

_________________________

NÃO É BEM ASSIM..

Prova de que a Câmara não é, digamos, Casa do Povo: até hoje, nenhuma representação popular contra quebra de decoro por deputados passou do Protocolo e da Mesa Diretora.

ARBITRAGEN$

Com Luis Felipe Salomão e Paulo Sanseverino, do STJ, acontece amanhã na Fecomércio-Rio o seminário ‘Atualidades em Arbitragem’. Em 2011, as cinco maiores câmaras arbitrais julgaram 122 processos, envolvendo R$ 3 bilhões. O seminário ocorre no momento em que Comissão do Senado elabora o anteprojeto de uma nova lei. Para efeito comparativo do tamanho do setor, em 2005 foram 21 casos, envolvendo R$ 247 milhões.

_________________________

Roger Pinto – família inteira quer vir, mas sem dinheiro, amigos cotizam passagens

PINTO NO LIXO

Roger Pinto Molina, o senador de ficha corrida (segundo Evo Morales) que ficou 452 dias escondido na Embaixada brasileira em La Paz, passa outro inferno no Brasil. Amigos daqui cotizam para trazer sua família. São sete pessoas. O tamanho da despesa: Pinto Molina não tem dinheiro. E os voos mais baratos são da GOL, que cobra até 40 mil milhas, por passageiro, na viagem de Rio Branco (AC)-Brasília. Curioso é que de Santa Cruz (Bolívia)-Brasília, são 10 mil milhas.

_________________________

ATROCIDADE QUÍMICA

Embora a ONU não veja e Bashar Al Assad negue, com conivência da Rússia, equipes da Organização Médicos Sem Fronteiras relatam para Paris centenas de atendimentos a vítimas de produtos neurotóxicos nas tendas da ONG em Damasco e região.

CORTE NO BOLSO

O prefeito Edson Souza (PT), de Jitaúna, reduziu seu próprio salário, do vice e dos secretários municipais, para evitar demissão de 50 funcionários.

________________

contato@colunaesplanada.com.br