Coluna Esplanada

Justiça Federal cobra de ex-deputado o paradeiro das ossadas

Leandro Mazzini

Clima quente a portas fechadas. O ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) deporia ontem na Justiça Federal em Brasília sobre o sumiço de ossadas de guerrilheiros na capital, encontradas no Araguaia em 2001, mas faltou energia no Tribunal. Greenhalgh coordenou a expedição à época.

A coluna revelou o sumiço das ossadas em Janeiro deste ano e a encrenca federal em que o governo se meteu. A PF entrou na investigação. Quer saber, principalmente, porque apareceram ossos de crianças nos armários, sem qualquer ligação com a guerrilha.

No sábado, o Corpo de Bombeiros de Brasília, durante combate a incêndio em terreno da UnB, encontrou ossadas de cinco corpos no campus  que podem ser dos guerrilheiros desaparecidos.

A Polícia Civil do DF vai investigar o caso e não descarta que sejam os corpos sumidos nas caixas que transitaram sem protocolos entre armários do Ministério da Justiça, UnB e IML.

As famílias dos três guerrilheiros tentam reaver as ossadas que sumiram para pedir a indenização ao governo.

O depoimento de Greenhalgh será sigiloso. Mas há indicações de que a Justiça já mira duas ex-guerrilheiras trapalhonas que carregaram as caixas com os ossos por Brasília.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_________________

JÁ COMEÇOU

Paulo Bernardo deu largada para a campanha de Gleisi Hoffmann ao governo do Paraná. Foi visto em pizzaria de Curitiba com Ângelo Vanhoni e o marqueteiro do PT.

POR ÁGUA ABAIXO

O Comitê Rio 2016 bate cabeça. Bateu o desespero no Grupo de Trabalho (GT) de Infraestrutura, com representantes do Estado, prefeitura e União. Não sabem onde será, e não há projeto para a modalidade Canoagem para os Jogos Olímpicos. Uma ideia era construir corredeira artificial em Deodoro, mas fica caro.

PARLASUL

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) pretende regulamentar as eleições para o Parlamento do Mercosul. Apresentou projeto à CCJ para que os 74 brasileiros sejam escolhidos na eleição presidencial do ano que vem.

PASSA!

Há quem defenda na PGR e no STF o recolhimento imediato dos passaportes de todos os condenados a prisão no julgamento do Mensalão. Mas se algum condenado quiser fugir de jatinho, pelo menos para países do Mercosul, basta usar a carteira de identidade com foto. Dribla a PF e a alfândega.

RURALISTAS X ÍNDIOS

A Câmara dos Deputados instala hoje a comissão especial para apreciar a PEC 215, a que tira da Presidência e transfere ao Congresso o poder de demarcar terras para reservas indígenas. Os ruralistas vão dominar o debate.

MARCO DA MINERAÇÃO

O marco regulatório para a mineração não anda. A Câmara instalou duas comissões para debater a exploração mineral: em terras particulares e em terras indígenas. Há reclamações de que os nativos só deixam estrangeiros entrarem nas reservas.

FREIO DE MÃO

Até ontem, passados meses, não foram designados no Senado os relatores para a sabatina dos indicados para diretoria da ANTT. Há quem diga que vão ser rejeitados e não vão integrar de forma permanente a Diretoria da agência.

NO MAIS.. 

No Brasil, mártir é o que não teve tempo de fugir, herói é o que apareceu na hora certa, delator é o que foi traído pelo bando, e vítima, a abandonada pela quadrilha.

PONTO FINAL

O Secretário-Executivo do Trabalho deu.. trabalho para a PF, hein!