Coluna Esplanada

Extraviadas, ossadas do Araguaia reaparecem na UnB

Leandro Mazzini

Um episódio causou corre-corre de familiares de vítimas da ditadura a Brasília.

Na Terça, em audiência na Justiça Federal, Gilles Gomes, o assessor especial do Grupo de Trabalho do Araguaia, sob tutela do Ministério da Justiça, garantiu à juíza federal Solange Salgado que as ossadas de três guerrilheiros, que haviam desaparecido, estão em armários da Universidade de Brasília.

As revelações do ressurgimento dos ossos vieram à tona no dia em que a Justiça intimou para depor o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), que coordenou as buscas em 2001. O depoimento foi suspenso por falta de energia elétrica.

Entre as ossadas, um crânio que pode ser de um dos decapitados na região na década de 70. Agora, as famílias protocolaram requerimento para que a Justiça acione a Polícia Federal para fazer diligências na UnB e descobrir como elas reapareceram.

A pedido da Secretaria de Direitos Humanos, já PF entrou no caso. A Coluna revelou em Janeiro que as ossadas haviam sumido de armário do Ministério da Justiça. Pior, e mais mistério: no lugar , apareceram ossadas de crianças sem qualquer ligação com a guerrilha. Ninguém sabe quem eram e de onde foram tiradas.

Nas ossadas, que segundo Gilles estão na UnB, há suspeitas de que o crânio pode ser de um desses três: Paulo Petit, Arildo Valadão, o Ari, ou Adriano Fonseca, o Chicão. O trio foi executado pela tropa da ditadura no Araguaia.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

____________________

AUDI NO PARANÁ

Na Terça, o presidente da Audi do Brasil comunica à presidente Dilma, no Planalto, que fabricará o modelo alemão na unidade da Volkswagen em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O governador Beto Richa venceu disputa com os governos de São Paulo e Santa Catarina. A Volks também montará mais modelos na fábrica.

TENSÃO 

Veja como a tensão do julgamento do Mensalão no STF atravessou a Praça dos Três Poderes. Em audiência ontem com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o chamou de José Dirceu. Gargalhada geral.

PROS..

O brasileiro terá de se acostumar com mais esta sigla nas eleições. O TSE aprovou a criação do Partido Republicano da Ordem Social, que abrirá a janela para quem quiser trocar de legenda. Espera-se ainda para Outubro o Solidariedade e a Rede.

FICHA NAS LIVRARIAS

Idealizador da Ficha Limpa, o juiz Márlon Reis foi surpreendido com telefonema de Pascoal Soto, editor da Leya. Ofereceu a ele a oportunidade de escrever um livro.

NO BANCO

Com tanta coisa importante, mais essa: Está parado desde Junho de 2012 o projeto 4011, do deputado José Otávio (PP-RS), que regulamenta a profissão de… Gandula.

REFORMA PRA VALER

Márlon Reis diz à coluna que foi recebido pelo presidente da Câmara, Henrique Alves, que o prometeu colocar em votação no colégio de líderes na Terça as sugestões do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral para a minirreforma política. Alguns dos 22 pontos vão de encontro ao corporativismo dos congressistas e terão resistência. Entre eles, novas eleições em caso de cassação de mandatos para prefeitos já em primeira instância; doações apenas de pessoas físicas, e não mais de empresas.

EFEITO DOMINÓ

Veja como a voz das ruas mudou a eleição, pelo menos para o Esporte Clube Bahia: elegeu pela primeira vez, por voto direto dos filiados, um novo presidente, Fernando Schmidt. Esperam efeito dominó para outros clubes. Mas o que tem a ver com política: a senadora Lídice da Mata, do PSB, vai defender eleições diretas em todos os clubes de futebol, federações e até para a escolha do novo presidente da CBF, que já foi alvo de CPI – e muito criticada por alguns congressistas.