Coluna Esplanada

Três ministros podem naufragar na ‘Porto Seguro’

Leandro Mazzini

A devassa da Polícia Federal no segundo escalão do Ministério do Trabalho é aperitivo perto do que as investigações já descobriram na esteira do inquérito da Operação Porto Seguro.

Pelo menos três ministros estão na mira porque tiveram contato com Paulo Vieira, o principal denunciado e ex-diretor da Antaq, para facilitar a legalização de área portuária em Santos.

No e-mail institucional de um dos servidores, há uma foto de um poderoso ministro, em casa, brindando bom vinho com um dos detidos, comemorando o avanço das articulações.

A PF prendeu vários servidores, de alto e médio escalão, mas deixou solto o principal corruptor do grupo, o ex-senador Gilberto Miranda, dono da área bilionária em Santos.

Miranda por várias vezes deu carona de jatinho para servidores que colaboravam. Era no avião que fazia reuniões, inclusive em pátios, para escapar de escutas.

Os servidores detidos prestam depoimentos sigilosos em São Paulo. Inclusive Rosemary Noronha, a ex-número 1 do escritório presidencial, ligada a Lula.

 

________________

MAIS.. MAIS MÉDICOS

Da coluna na Revista Voto deste mês: O projeto do Ministério da Saúde, com aval da presidente Dilma, é trazer 15 mil médicos cubanos para atuar no Brasil. Os 4 mil selecionados são aperitivo para teste. O objetivo futuro é ter três doutores por município. Propósito evidente: faltam médicos aqui, e sobram desocupados em Cuba.

PRÉ-RESERVA

O Cerimonial do Palácio do Planalto vive tenso na iminência de viagens internacionais. A presidente Dilma Rousseff criou hábito de acessar os sites dos hotéis nos quais se hospedará e conferir cada detalhe. Se não gostar da suíte, manda mudar tudo.

RAINHA DE CARTAGENA

Tudo começou em Abril de 2012, na véspera da VI Cúpula das Américas, em Cartagena na Colômbia. Dilma acessou o site do Sofitel Santa Clara, comparou sua suíte com a de outros presidentes. Não gostou, deu bronca, e mandou se virarem para trocar. Feito.

AMEAÇA DE MORTE

O blogueiro Luis Pablo, de São Luís, registrou B.O. por ameaça de morte feita pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (!), Arnaldo Melo (PMDB). Pablo revelou em reportagem que a esposa de Melo, dona Valderês, tinha carro exclusivo para sua agenda alugado pela Assembleia. Melo ligou para a casa dele.

MST, O RETORNO

A força do MST: Em uma semana, surgiram mais de mil barracos de bambu e lona às margens da BR 101, na altura do Km 124, perto de João Pessoa.

A COBERTURA-SAUNA

Se Eduardo Eurnekian visitar o futuro terminal do Aeroporto JK, em Brasília, dará bronca nos engenheiros. A Inframérica instala telha de aço (sauna!), e só parte em vidro – ao contrário de aeroportos pelo mundo, com vidros em armação de aço. ‘Dono’ do JK e outras dezenas de aeroportos pelo mundo, o bonaerense Eurnekian mora numa arejada mansão à beira do Rio da Prata, em Buenos Aires, de onde dá entrevistas para revistas. A residência não tem telha de aço.

DELTA 2.0

Os advogados das concorrentes já preparam recurso. A Técnica, de Fernando Cavendish, dono da mal falada Delta, com aval da Procuradoria Geral de SP, apresentou melhor proposta para obra de R$ 60 milhões na SP-304. O governo ainda não decidiu. A Técnica de Cavendish também integra consórcio para construir piscinões no Estado, desclassificando outras grandes empresas. Apenas na PPP dos piscinões o investimento gira em torno de R$ 3,8 bilhões.

CELA GAY

Deu no Correio da Paraíba. Três presídios do estado instalaram alas especiais para detentos homossexuais. Apesar de presos, o respeito acima de tudo.