Coluna Esplanada

Comissão da Verdade descobre corpo de guerrilheiro no cemitério de Brasília

Leandro Mazzini

Uma descoberta histórica e uma das mais relevantes da Comissão Nacional da Verdade  (CNV): o corpo do guerrilheiro Epaminondas Gomes de Oliveira, desaparecido desde a década de 70, está enterrado como indigente no Cemitério de Brasília.

A CNV pediu autorização à Justiça Federal para exumação dos restos mortais na próxima Terça-feira, dia 24.

Membro do Partido Revolucionário dos Trabalhadores, o camponês Epaminondas estava desaparecido desde dia 6 de Agosto de 1972, segundo registros oficiais, mas fora preso no ano anterior pela Polícia do Exército no município de Tocantinópolis – hoje Tocantins, à época território de Goiás.

Deve-se a descoberta à investigação do delegado federal Daniel Lerner, licenciado da corporação e hoje assessor especial da CNV. Quadro das investigações sigilosas da comissão, o delegado é egresso do grupo de José Carlos Dias, quando ministro da Justiça, hoje diretor da Comissão da Verdade.

O processo de desaparecimento de Epaminondas no Ministério da Justiça é o nº 250/96. Antes da exumação, a CNV fará o scaneamento do solo do cemitério nesta semana.

De porte de documentos e depoimentos após meses de apuração, o delegado Daniel Lerner evita holofote e apenas resume que há comprovações de que o corpo é do guerrilheiro. Assim que exumado e confirmada a identidade por exame de DNA, a CNV vai pedir explicações ao Exército. Há suspeita de que morreu num hospital militar de Brasília com marcas de tortura e seu corpo sumira desde então.

Epaminondas tinha 68 anos, fora sapateiro na terra natal, Bons Pastos (MA), filho de  Ângela Gomes de Oliveira e José Benício de Souza. Ele teve papel importante no Araguaia como 'Apoio' aos guerrilheiros. Era do grupo do líder camponês e ex-deputado José Porfírio.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_________________________

RUÍDO INSTITUCIONAL

No atrito do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) com a Abin, quem sofre é a presidente Dilma. A ciumeira entre os militares e civis – subordinados aos primeiros – deu nisso: ninguém da agência foi escalado para a comitiva do ministro da Justiça que foi aos EUA cobrar o governo americano sobre a espionagem.

SEM CRACHÁ

Presidente do Conselho de Ética, o deputado Ricardo Izar, filho (PSD-SP), envergonhado com a Casa, evita usar o bottom de parlamentar nos aviões e locais públicos. Diz que tentará a reeleição, mas pensa em voltar para o mercado de seguros.

BRINCAR DE MÉDICO, NÃO

É regra: Se algum(a) médico(a) cubano(a) se enamorar por brasileiro(a) por aqui, deve avisar imediatamente ao regime castrista. Pode retornar em breve para casa.

ASS(F)ALTO NOVO

Algo muito estranho ocorre no programa Asfalto Novo, do Governo do DF, e irrita moradores do Plano Piloto. Consiste nisso: máquinas bloqueiam as vias de madrugada, arranham a pista que não precisa de obras, e a recapeiam.

CONEXÃO BA-UE

Na onda do aumento de turistas estrangeiros, como revelou a coluna: Salvador ganhará 11 novos voos internacionais para Portugal e Espanha até Abril, e passará a ser o principal hub internacional do Nordeste. A Bahia terá 34 voos internacionais semanais.

NO CHÃO, NO AR

O SINEAA- Sindicato Nacional das Empresas de Administração Aeroportuárias realiza hoje em Brasília, na CNT, o Workshop Soluções Aeroportuárias com especialistas em logística.

__________________

contato@colunaesplanada.com.br