Coluna Esplanada

De saída, Sarney quer fazer Roseana presidente do Senado

Leandro Mazzini

Recém-saído de hospital e com saúde fragilizada, o senador José Sarney (PMDB-AP) iniciou operação para sua sucessão no Senado.

Em almoço na casa da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, em Brasília no Domingo, no qual recebeu o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), o vice-presidente Michel Temer e caciques do PMDB, surgiu o pré-acordo.

O grupo político da família apoiará Renan para o governo de Alagoas, e o grupo de senadores suprapartidário que sustenta Renan apoiaria Roseana para presidência do Senado em 2015, caso ela vença a eleição.

Neste caso, se o acerto render a vitória esperada pela família, Roseana seria a primeira mulher presidente do Senado. Esse, aliás, será um dos motes da campanha.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

________________________________

SERRA BEM PERTO

Roberto Freire espera José Serra no PPS dentro de 15 dias, antes do prazo final de filiação. Pelo sorriso, está esperançoso. ‘Ele foi o melhor ministro da Saúde!’.

À ESPREITA

Ciente do avanço da conversa de Serra com Freire, o presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG) esbarrou com o presidente do PPS na Terça. Vão marcar reunião a sós.

PINTO NO SENADO

Roger Pinto o senador que, segundo Evo Morales, é ficha-corrida refugiado extraoficialmente no Brasil, fez questão de agradecer pessoalmente a senadores que o ajudaram. Visitou Álvaro Dias (PSDB-PR), Sérgio Petecão (PSD-AC), Casildo Maldaner (PMDB-SC), Jarbas (PMDB-PE) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Segundo Pinto Molina contou para eles, 744 líderes políticos e oposicionistas bolivianos estão exilados no mundo, sendo 500 no Brasil. ‘Não dá para esconder que na Bolívia algo não está bem. Precisamos ver o que está acontecendo lá’, diz Álvaro Dias.

EMBRATUR.RUS..

A Embratur investirá pesado na atração de turistas dos BRIC para o Brasil ano que vem. Vai lançar uma versão de seu portal em russo.

PROMOVIDO

O ex-APO Marcio Fortes, que pediu demissão, é o novo diretor da Firjan em Brasília. Dilma Rousseff fez questão de elogiá-lo para o presidente Eduardo Eugênio.

QUE TRANSPARÊNCIA?

Na mesma votação da reforma eleitoral de Segunda, outra emenda importante para a transparência morreu no berço. Tratava da divulgação obrigatória discriminada de nomes de doadores e valores para os comitês dos partidos, hoje ocultas.

BILIONÁRIO DA ARTE

A Forbes Brasil traz a lista dos 124 bilionários. Bernardo Paz aparece na 81º (Mineração), com R$ 1,8 bi. Mas eis seu maior: ele é o idealizador e dono do Museu Inhotim, em Minas, perto de BH. (Anteriormente a coluna errou ao citar que a revista não revelara sua ligação com o museu).

REVELAÇÕES

No recente depoimento sob sigilo à Justiça Federal em Brasília sobre o caso das ossadas do Araguaia sob tutela do governo, o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh foi surpreendido pelo perito que o acompanhou em 2001 na expedição. Greenhalgh não sabia que havia restos mortais de duas crianças na sala-cofre do hospital da UnB, como revelou a Coluna. Doze anos depois, foi a vez de o perito fazer mea culpa na frente dele e da juíza: sabia das ossadas infantis mas não contara. O Ministério da Justiça se desdobra para devolver os ossos das crianças – um esqueleto completo e um crânio – para os cemitérios do Araguaia, de onde foram extraídas.

ELE VAI!

Decidido: Não há ninguém, nem Lula ou espírito do avô, que faça Eduardo Campos (PSB) recuar da disputa presidencial em 2014. Ele avisara a Aécio há duas semanas.

___________

contato@colunaesplanada.com.br