Coluna Esplanada

Em e-mail, presidente da Conab alerta para a quebra da estatal

Leandro Mazzini

Santos, da Conab – com Orçamento contingenciado, situação é crítica. Foto ABr

Desabastecida do Orçamento prometido, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), tradicional braço do Ministério da Agricultura, está quase quebrada.

Em carta de tom lamentador enviada a colaboradores na estatal na intranet, no ConabMail, o presidente Rubens Santos admite fechamento de ‘polos de atendimento de Vendas de Balcão em regiões de seca’, revela ‘restrições na execução de programas’ e, pedindo ‘compreensão de todos’, diz que busca solução junto à Casa Civil, Planejamento e Agricultura.

Entrelinhas, quis dizer que o governo vai deixar na mão pequenos e alguns grandes produtores de grãos e outros alimentos, sem poder comprar a produção e estocá-la.

A despeito da situação dramática da Conab, Santos ressalta que os limites de repasses de verbas atingem todo o governo, decisão de duas portarias do Planejamento em Julho.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

__________________________

DRAMA 

Com a saída do PSB do prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, o partido abre as portas para o senador Lindbergh Farias, que encontra resistência dentro do PT para sua candidatura ao Governo. Mas ele terá só mais seis dias para decidir se troca – com o risco ainda de perder o mandato no Senado. Eduardo Campos o sondou.

SOFTWARE TURÍSTICO

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, foi ao TCU a convite do Augusto Nardes na Sexta. Mostrou ao anfitrião os sistemas de gestão e acompanhamento das obras do Turismo, elogiados pela presidente. Nardes vai sugerir padronizá-lo para ministérios.

__________________________

Romário – ele colocou seu nome em leilão, mas Campos deu tudo que quis no PSB. Foto ABr

JOGADA

Até decidir ficar no PSB, o deputado Romário (RJ) peregrinou por vários partidos, da esquerda à direita, leiloando seu potencial de votos e pedindo regalias.

__________________________

FAZENDEIRO

Causou espécie entre empresários do agronegócio da pequena Chapada Gaúcha (MG): Um lobista, sobrinho de ex-presidente, comprou megafazenda na região.

E NADA..

Em Julho, antes da revelação de espionagem, o Governo do Paraná enviou ofício ao Comando do Exército, ao qual tivemos acesso. Propôs parceria de contraespionagem. Sugeriu interface entre Celepar, estatal de TI, e o Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica, para desenvolvimento de software pela defesa nacional. Deu em nada.

__________________________

Foster: com o combustível considerado o melhor do mundo, investimento pesado nas pistas. Foto ABr

ACELERA, FOSTER!

Para comemorar seus 60, a Petrobras, presidida por Graças Foster, está voltando para a Formula 1! O GP de Interlagos, em Novembro, será chamado de Grande Prêmio Petrobras. Assim como ocorre na Malásia (Petronas), China (Sinopec) e Inglaterra (British Petroleum).

__________________________

PODEROSA PRF

Congressistas questionam: O general Elito, do Gabinete de Segurança Institucional, instalou na sede da Polícia Rodoviária Federal, longe da Abin e GSI, o centro cibernético para acompanhar ações de segurança para a Copa e Jogos 2016.

OS NEGROS DO DF

A Codeplan divulga dia 9 análise da vulnerabilidade da juventude negra no DF. Revela que dos 3,6% dos residentes em comunidades carentes, a maioria (70,4%) são negros. O perfil está diretamente ligado à discriminação social e à falta de acesso a serviços.

MESA & GAVETA

Ricardo Lewandowski, enrolado com o julgamento do Mensalão, deixou na gaveta uma denúncia contra Marta Suplicy. Quando prefeita, Marta contratou por R$ 3 milhões ONG que ela própria fundou, para serviços didáticos à rede municipal de ensino.