Coluna Esplanada

Rosane Collor e Denise Abreu, ex-Anac, vão disputar Câmara

Leandro Mazzini

A despeito da indefinição de Marina Silva e a proposta da legenda para sua filiação, o Partido Ecológico Nacional (PEN51) investe em nomes tão populares quanto polêmicos para engrossar a lista de candidatos em 2014.

O presidente Adilson Barroso revela que filiou Rosane Collor, ex-primeira dama do presidente Fernando Collor, e Denise Abreu, ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil. Ambas serão candidatas a deputada federal. Rosane será candidata por Alagoas, e Denise, por São Paulo.

‘A Denise teve todas as denúncias contra ela arquivadas’, diz Adilson. Denise Abreu ficou conhecida após o acidente do Airbus da TAM em 2007. Foi denunciada pelo MP Federal como co-responsável.

Mas em Setembro o STF recusou análise de habeas corpus de Denise e ela ainda é ré em ação penal por uso de documento falso da agência em agravo para sua defesa

Adilson Barroso é fã de Fernando Collor. Seu filho, Fernando, nasceu no dia da vitória eleitoral do ex-presidente, e foi batizado em sua homenagem, contou para o senador.

Antes de fundar o PEN, Adilson lembra que trajetória sofrida, como muitos brasileiros. Seu pai foi assassinado quando ele tinha 3 anos. Foi boia-fria dos 10 aos 22 anos, cortando cana na região de Ribeirão Preto (SP), quando aprendeu funilaria industrial. É contra o trabalho infantil, mas argumenta sobre o trabalho quando criança: ‘É melhor passar fome ou trabalhar?’

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

_______________________

TAMPÃO, NÃO

A indefinição sobre a ida de Vital do Rêgo para a Integração passa também pelo projeto dele de se candidatar ao governo da Paraíba. Dilma não quer ministro-tampão. O senador desconversa. ‘Estou feliz com a indicação e a decisão é dela’. A bancada da Câmara pede um ministério, porque a do Senado já tem dois. E só avaliza Vital do Rêgo porque a mãe, Nilda Gondim, é deputada federal pelo partido. ‘Se for outro nome do Senado, vamos reivindicar a vaga’, diz o líder Eduardo Cunha a aliados.

EU, HEIN!

A Câmara criou a Frente Parlamentar do Marketing Multinível. Embora digam que é diferente, é a oficialização do lobby da pirâmide, alvo de inquéritos em todo o País.

DATAUNI

O professor Francisco Lima Jr, do ICESP/Promove fez pesquisa espontânea de intenção de voto para o governo do DF com 600 alunos na Segunda à noite. José Roberto Arruda (88), Reguffe (87) e Joaquim Roriz (77) deixaram o governador Agnelo (38) em 4º. Na mesma sondagem informal, em cédulas distribuídas, o professor perguntou em quem não votaria de jeito nenhum: Deu Agnelo líder absoluto, com 322 votos; seguido de Roriz (166) e Arruda (53).

INTEGRAÇÃO É ISSO AÍ

Só depois de o ministro demissionário, Fernando Bezerra, deixar o cargo com recorde de liberações de verbas para seu Estado, o interino pisou no freio. Na Portaria 444, de Terça, regulamentou a utilização do ‘Plano Interno’ de execuções via emendas. A portaria detalha como o servidor deve enumerar o nome do parlamentar, o partido, a verba e a destinação. O sistema ‘servirá para organizar informações acerca da execução de despesas’, e ‘servir como instrumento de planejamento para tomada de decisões’.

CHÁVEZ VIVE

O canal Globovisión, alvo de censuras no governo Hugo Chávez, ficou na mira de Nicolas Maduro. Terá de pagar 10% de sua renda bruta no ano fiscal porque divulgou a série de apagões e a carência de produtos básicos para a população.

PONTO FINAL

A Venezuela é a prova real do ditado ‘Vão-se os dedos, ficam os anéis’.