Coluna Esplanada

PT quer batizar como Gushiken o Aeroporto de Viracopos

Leandro Mazzini

Uma briga de partidos para nomenclatura do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), ronda a Câmara dos Deputados há anos, e agora ganhou outro capítulo.

Na terça, o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), com apoio do partido, apresentou projeto 6519/13 a fim de mudar o nome do aeroporto para Luiz Gushiken, em homenagem ao recém-falecido ex-ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva. No ano passado, Luiz Gushiken foi absolvido pelo STF da acusação de peculato no processo do Mensalão.

O PSDB há anos tem PL para titularidade de Mario Covas, o ex-governador paulista, para o terminal; Já o PMDB quer que Viracopos tenha o nome de outro ex-governador, Orestes Quércia.

E uma iniciativa popular de Campinas apresentou projeto para batizá-lo de Maestro Carlos Gomes, o filho ilustre da cidade. Uma cena curiosa: Cobrado por apoio ao nome do maestro, o deputado federal Paulo Freire (PR-SP) se saiu com essa: não poderia porque moro num apartamento da viúva de Quércia.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook      

___________________

NÃO E NÃO..

Quando recebeu a notificação do Senado ano passado, o senador Collor (PTB-AL) a rasgou e devolveu com bilhete irritado. Não pagou o IR referente a 2011. Agora, conselho da Receita mandou devolver a quem pagou. O Senado cobriu o gasto do senador sobre os chamados 14º e 15º salários, considerados ajuda de custo para atividades parlamentares.

ESTREIA NA TELINHA

Recém-fundado, o PEN51 fará estreia dia 21 na propaganda partidária na televisão em rede. Em 5 minutos, o presidente Adilson Barroso vai lembrar infância como boia-fria e anunciará que o partido terá candidato a presidente. Não mais Marina, claro.

ELE VOLTOU

O ex-governador preso pela PF José Roberto Arruda, recém-filiado ao PR do DF, será candidato a deputado distrital.

NOCAUTE

É o deputado Popó, ex-boxeador, quem pediu a criação da Frente Parlamentar do Marketing Multiuso – em outras palavras, as pirâmides financeiras alvo da polícia.

RESERVA MORAL

Até a véspera do prazo final de filiação partidária, amigos tentaram convencer, em vão, o procurador Cláudio Fonteles, reserva moral no DF, a se filiar a qualquer partido e se candidatar a senador.

MEMÓRIAS DE CID

O jornalista e professor Cid Benjamin lança dia 22, na Travessa do Leblon, o livro ‘Gracias a la vida – Memórias de um militante’ (Ed. José Olympio). Ex-guerrilheiro do MR-8, Cid foi um dos personagens do sequestro do embaixador Charles Elbrick.

APERTO

Na última Sexta, dia 4, saiu no D.O., seção 1, acórdão do TCU dando 20 dias de prazo para o Ministério do Esporte enviar tudo o que falta para a APO produzir a matriz de responsabilidades para os Jogos de 2016.

CARTOLA$

Cartolas de pelo menos 50 clubes de futebol desembarcam em Brasília semana que vem para apoiar uma proposta do governo. A presidente prepara uma MP que dá novo alívio às contas dos times. De novo endividados.

NADANDO, NADANDO..

Projeto do deputado Esperidião Amin (PP-SC) dá o título de ‘Capital Nacional dos Golfinhos’ à cidade de Laguna.

MALHAÇÃO & PRECONCEITO 

Um jornalista negro e homossexual registrou boletim de ocorrência por preconceito na 14ª DP. Ele foi alvo de piada de um professor, durante uma aula na noite de ontem na Academia SmartFit de Ipanema, no Rio. O delegado já intimou o professor para depoimento.