Coluna Esplanada

Justiça invalida 1.500 efetivados do ‘trem da alegria’ do Senado

Leandro Mazzini

Sob segredo de Justiça e na mira do MP Federal, chegou descarrilado ao TRF da 1ª Região um 'Trem da Alegria' de 30 anos do Senado – a expressão usada para a efetivação de funcionários no poder público sem concurso.

O juiz da 3ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Bruno Apolinário, recusou no final de Julho cinco embargos de declaração e a advocacia da Casa Alta apela agora no tribunal para manter o ‘trem’ da gestão do senador Moacyr Dalla, ato 87/1984.

A Justiça determinou a revogação da efetivação de 1.554 funcionários e a divulgação da lista – mulheres, filhos e amigos de políticos nomeados após 5/10/83. Parte está empregada no Senado e outros estão aposentados – que terão benefícios cassados.

o juiz determina que os efetivados em atividade devem retornar ao regime de CLT – e assim perdem estabilidade e ficam sob risco de demissão – e considera a decisão da Mesa nula por ser ato lesivo ao patrimônio.

A sentença ampara-se no decreto-lei 200/67, Artigo 102, que ‘vedava nomeação sem habilitação em concurso’. Em nota, o Senado informou que apelou da sentença, para efeito suspensivo, e aguarda decisão da Justiça. E que ainda não foi notificado para enviar lista dos servidores efetivados do 'trem' de 84.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook    

_______________________________

DILMA BLINDADA

O e-mail de ‘sistema seguro’ que a presidente Dilma anunciou pelo Twitter, implantado pelo Serpro, é tecnologia nacional da Abin, o CriptoGov, revelado pela Coluna.

À DISTÂNCIA

O deputado estadual Fred Costa, de Minas, exonerou de seu gabinete Aguinaldo Barroso, irmão do presidente do PEN51, que mora em Barrinha (SP), a 550 km.

CONEXÕES

Um dos responsáveis pelas rotas Brasília-Paris, o governador Agnelo Queiroz soube do anúncio da Air France quando embarcava em Frankfurt. Por ora, por outra companhia.

FREIO NA FÉ

Devotos ficaram revoltados. A tradicional carreata em homenagem a Santa Edwiges, na Quadra 905 Sul em Brasília, foi barrada por novo decreto do Governo.

PIB DO COMÉRCIO

A 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, em Setembro de 2014, será na Costa do Sauípe (BA). É encontro de bom naco do PIB nacional. O convite foi feito a 6 mil lojistas em Brasília pelo secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida.

MEMÓRIA DO MOTORISTA

Ex-guerrilheiro, o jornalista Cid Benjamin, que lança dia 22 no Rio o livro ‘Gracias a la vida – Memórias de um militante’ (Ed. José Olympio), foi o motorista que libertou do sequestro o embaixador Charles Elbrick. Curioso é que depois ele voltou no mesmo carro ao local para ver a confusão popular. Está no livro, imperdível.

E$PECIALI$TA$

O Prodabel, empresa de informática e informação da prefeitura de Belo Horizonte, emprega uma frente suprapartidária: sete ex-vereadores não reeleitos como assessores especiais. Todos especialistas, claro..

NA TELA

O presidenciável Eduardo Campos, do PSB, concede hoje a primeira entrevista após a aliança com Marina Silva. Ao vivo e em rede, na REDEVIDA de Televisão, 22h15. No mesmo programa, antes da posse no TCU, a mãe do governador de Pernambuco, Ana Arraes, soltou: ‘Papai sempre dizia que a dor do voto é pior que a dor do amor’.

PONTO FINAL

Para @DilmaBlindada: Quem tem aliado como essa base no Congresso não precisa de NSA como inimigo.

contato@colunaesplanada.com.br

  1. djalma rosa

    15/10/2013 08:01:22

    é melhor a Dilma começar usar pombo correio e dispensar essa abin

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso