Coluna Esplanada

Opositor de Evo apela ao Brasil: ‘Queremos eleições livres’ na Bolívia

Leandro Mazzini

Em passagem por Brasília, o ex-presidente da Bolívia Jorge (Tuto) Quiroga fez périplo junto a autoridades para conclamar o governo a ratificar acordo de 2008 avalizado pela OEA, o Parlamento Andino e o próprio governo boliviano por eleições livres no País vizinho.

Opositor de Evo Morales, Quiroga criticou a manobra constitucional por interpretação do presidente que lhe dá direito a terceiro mandato. ‘Aqui, Lula cumpriu a Constituição', comentou, ao lembrar que o ex-presidente petista evitou a tentação do 3º mandato. 'Queremos eleições livres e respeito à democracia’, disse Quiroga.

A disputa ocorre em Dezembro do ano que vem, e Quiroga (presidente sucessor de Hugo Banzer, em 2000/2001), maior opositor de Evo, não descarta concorrer.

À coluna, Quiroga é cauteloso: ‘Ainda não é o momento. Um candidato brasileiro não se anuncia na Bolívia..’, brincou. Ele é amigo e aliado do senador Roger Molina, que fugiu para o Brasil e pede asilo político.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook     

___________________

AI, DOUTORA!

Como Eduardo Campos (PSB) já cuida da imagem para a futura campanha: ontem trincou um dente e correu para o consultório.

PISTA LIVRE?

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) é candidato declarado ao governo do Ceará. “Não tem como não concorrer num cenário desses.” Refere-se à ausência dos irmãos Ciro e Cid Gomes na disputa e também a de Tasso Jereissati (PSDB). Sem candidato potencial, os Gomes já testam seis nomes nas sondagens.

ÔH DAS LUVAS!

Entendedor de luvas, mas as do futebol , o ex-goleiro e deputado federal Danrlei (PSD-RS) deu parecer favorável na Comissão de Cultura pelo PL 5.276/13 para aprovação do Dia Nacional do Boxe, todo 26 de Março.

LICITAÇÃO A JATO

A espionagem americana vai custar caro aos EUa, representados pela Boeing na licitação da FAB. O governo conversa com consórcio da Índia que representa o russo Sukhoi T-40,o melhor caça do mundo e preferido dos pilotos brasileiros. O avião de caça é capaz de dar um ‘cavalo de pau’, de tão potentes turbinas. Na gestão de Nelson Jobim na Defesa, um piloto brasileiro o testou.

QUEM SE HABILITA?

Engraçado esse STF. Derruba o diploma de jornalistas e agora fará concurso para seis vagas na Comunicação, na corte onde o presidente manda repórter chafurdar na lama.

GUERRA VIRTUAL

Instada a não deixar o tema espionagem morrer, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara vai convidar o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica para audiência pública, para debater a política de privacidade do Google.

MUNDO PERDIDO

Vazou na internet vídeo de pastor da Assembleia de Deus no Sergipe, digamos, tirando o capeta de uma fiel, mas na cama de um motel. Ela é mãe de quatro filhos e casada com policial cabra macho. O ‘pastor’ é um ex-traficante. Deu no blog do Luis Pablo.

PIADA PRONTA

Em meio ao debate sobre direito autoral (biografias), eis o que apronta o ministério da Cultura: matéria divulgada não deu crédito ao deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) como autor da PEC da Música, promulgada no Congresso, que barateia o CD e afins.

MEIA VIDA

Aliás, biografia virou via mercadológica de meias trajetórias: nas vitrines encontram-se duas de Justin Bieber, lançadas aos 15, que ainda usa fraudas. A de Anderson Silva, antes de levar aquela surra, e a de Neymar, sequer campeão na Europa.

AGORA VAI

De José Serra, em Brasília, mais um no debate sobre direito a biografia não–autorizada: ‘Eu ainda não tenho opinião sobre este assunto’. Ainda.

ASS(F)ALTO NOVO

Que a coluna esteja errada, mas há perigo de Brasília ter seu pedestre mártir sem as faixas, apagadas pelo programa Ass(f)alto Novo no Plano Piloto. Cenas se repetem: um cidadão apressado diante de motorista desatento são quase-atropelos diários.

PONTO FINAL

Chegando o horário de verão, praga da incompetência de sucessivos governos no setor energético.