Coluna Esplanada

Dilma evita Rio e frustra Cabral

Leandro Mazzini

O governador Sérgio Cabral ficou frustrado. A presidente Dilma Rousseff cancelou sua ida ao Rio para o leilão do pré-sal na Segunda.

É que agendaram uma reunião, na qual Cabral tentaria arrancar dela a garantia de apoio exclusivo à candidatura de Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Na Quinta, Cabral, Pezão e o presidente do PT, Rui Falcão, reuniram-se no Rio, mas sem resultados. Com Lula dando de ombros, Dilma é a esperança da dupla do PMDB contra a candidatura quase certa de Lindbergh (PT).

Há três motivos para o cancelamento: Dilma foge de Cabral, e tem receio de colar a imagem a um eventual resultado negativo sobre a arrecadação no resultado do leilão. Dilma também foge da bagunça esperada. A Abin tem relatos de que os mascarados black blocs vão aparecer às portas do hotel, e se juntar aos petroleiros manifestantes.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook      

_____________________

ALÉM TAPUMES

O Sindicomlegis, o Sindicato dos Servidores Comissionados do Legislativo Federal, está revoltado com a afixação de tapumes nos acessos da Câmara.

DESCONTO, QUE NADA!

O Senado Federal não vai conseguir descontar de imediato os adicionais dos supersalários de mais de 400 servidores. É que a folha de pagamento já foi fechada esta semana e fontes do RH da Casa Alta garantem não ter saído um centavo do contra-cheque dos milionários. Nem há previsão de cobrança. A despeito da promessa do presidente do Senado, Renan Calheiros, se ele não apertar, nada sai ali. As mesmas fontes do RH dizem que a operação de desconto acima do teto constitucional é complicada – não há um corte padrão. A equação é caso a caso.

TURMA DO BASTIDOR 

Nas comemorações dos 25 anos da promulgação da Constituição, ex-constituintes foram homenageados, mas a Mesa esqueceu os secretariados parlamentares constituintes que trabalham até hoje na Casa sem seus direitos trabalhistas.

GOLPE

Como a bandidagem anda esperta: Chegou a cidadão de Brasília boleto de cobrança da Embratel com débito de conta Vivo. Mas a Embratel, o que se sabe, controla é a Claro.

'CUBANIZAÇÃO' E 'IRANIZAÇÃO' 

Do ex-presidente da Bolívia, Jorge Quiroga: Bolívia foi pioneira no ‘Mais Médicos’ importado de Cuba. Hoje são 3 mil médicos cubanos no País, desde a posse de Evo. Intriga autoridades brasileiras o alto número de iranianos vivendo em La Paz, na Bolívia, egressos do serviço secreto do regime de Mahmoud Ahmadinejad, o louco.

JUSTIÇA TARDA, MAS..

Semana que vem a perícia da PF deve ter novidades sobre exumação do corpo do ex-preso político Epminondas Gomes de Oliveira, descoberto pela Comissão da Verdade enterrado como indigente há 40 anos no cemitério de Brasília, como revelamos.

AVISO PRÉVIO

De um congressista expert em eleições: Dilma, quando surgiu a um ano da campanha, e a reboque do Lula com toda a máquina a favor, tinha 3% nas pesquisas. Eduardo Campos (PSB), sozinho, surge com 6%.

EPA, EPA!

A inteligência da PM do Rio descobriu que há dinheiro da oposição financiando parte dos black blocs que tumultuam protestos com quebradeiras e ocupação. A bomba vai estourar com a ligação de alguns arruaceiros a conhecidos nomes. Analisam provas.

ARTE

O grupo Corpos Informáticos conquistou o 1º lugar na 32º edição do Salão Arte Pará com o vídeo ‘Mas afinal, o que será que se passa na alma do artista?’. É aquela mesma turma que faz belas intervenções urbanas na capital federal.

LUTO

A morte do ex-deputado federal Miguel Martini (PHS-MG) deixou órfão o MCCE. Ele foi o coordenador da comissão especial da Lei Ficha Limpa.