Coluna Esplanada

Nova expedição ao Araguaia está perto de identificar corpo de Grabois

Leandro Mazzini

Atualizada Terça, 12/11, 9h – A nova expedição do grupo de trabalho (GTA) que busca os corpos dos desaparecidos do Araguaia acaba de encontrar nas escavações dois dentes que podem ser de Maurício Grabois, comandante da guerrilha. Um dos dentes tem uma coroa de ouro similar à usada por Grabois. O GTA é ligado à Secretaria de Direitos Humanos e aos Ministérios da Justiça e Defesa.

Estavam na Reserva Indígena Suruí, perto de São Geraldo (PA). Em 2009, um guia revelou a um historiador da UnB que havia ajudado a enterrar e depois a desenterrar (Operação Limpeza) Grabois e outros três guerrilheiros mortos em um combate a 25 de dezembro de 1973. Informou que deixara fragmentos de corpos nas covas, ao pé de uma grande árvore na reserva indígena. Também contou aos índios.

Os índios apontaram agora ao GTA o local exato da árvore. Por coincidência, o mesmo onde em 1996 haviam apontado aos peritos argentinos numa expedição, que encontraram fragmentos de ossos humanos, até agora não identificados. Um ex-guia do local diz que alguns dos restos mortais recolhidos eram de Grabois.

A equipe do GTA segue a máxima de que só os exames da arcada dentária poderão comprovar se os dentes são de Grabois, para identificar enfim os restos mortais.

Baiano, fundador do PCdoB em 1962 e stalinista, Grabois sempre defendeu a luta armada e ações revolucionárias. Assim ganhou fama e virou um dos principais inimigos do sistema.

Grabois chegou a Xambioá em 67 e foi morto no dia 25 de Dezembro de 1973 com mais três guerrilheiros, no chamado “Chafurdo de Natal''. Seu filho, André, fora morto em 1972 durante tiroteio com agentes da repressão. Mesmo assim o 'comandante' continuou a ser um dos líderes da guerrilha até ser capturado.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook       

____________________

PAC DO PETRÓLEO

A despeito da polêmica do pré-sal, a ANP realiza no fim de Novembro outro leilão, também cobiçado e maior chamariz. É a 12ª rodada com 240 blocos de exploração de petróleo e gás de sete bacias sedimentares. No Recôncavo Baiano, serão 130 blocos. Na Bacia do Paraná, mais 19 blocos (14 confrontantes com o Estado e outros 5 em SP).

ELE AVISOU

Sobre o resgate polêmico de cães de laboratório de São Roque (SP): Há dois anos o deputado Ricardo Izar (PSD-SP) tenta acelerar projeto de lei seu que proíbe uso de animais em pesquisas – ratos, cães, gatos etc. Ele tipifica crime no Código Penal.

EX-ALIADO É.. ESQUECIDO

Veja como política muda como nuvem, segundo jargão. O Diário de Goiás descobriu no arquivo de Maio deste ano elogios rasgados de Ronaldo Caiado (DEM) a Eduardo Campos (PSB), hoje brigados. ‘Campos no Planalto, se Deus quiser, em 2015’. No mesmo evento partidário, na frente de Campos, o democrata Caiado soltou que Campos ‘É um homem aberto ao debate e ao diálogo’. Hoje, nem se falam mais.

CAMPANHA COMEÇOU

Minas virou o ringue entre Aécio e Dilma Rousseff. Pesquisa do Instituto MDA revela que o tucano vence, mas sem folga, para presidente no Estado: 46,6% contra 35,4%.

MARÉ ALTA

Continua tensa a negociação entre o Planalto, a Secretaria de Portos e os operadores e sindicatos do Porto de Paranaguá (PR). A Associação Brasileira de Terminais Portuários aponta falhas no edital, como desconhecimento da área a ser licitada.

REFORÇO NA 'GUARITA'

Argentina, Bolívia, Equador, China, França, Itália e Indonésia passam a contar com três adidos nas Embaixadas: um Capitão-de-Mar-e-Guerra, um Coronel do Exército e um Coronel da Aeronáutica. Decreto 8.125 da presidente, de Segunda-feira.

O REI ESTÁ NU

Fez sucesso em São Paulo e será distribuído internacionalmente o documentário ‘Um minuto de silêncio’, que mostra as agruras do povo boliviano e desmandos de Evo Morales. O governo tenta censurar, mas não sabe que existe YouTube.

JUSTIÇA TARDA, MAS..

A Comissão da Verdade estão no Maranhão e Tocantins para colher depoimentos e material genético de dois filhos do ex-preso político Epaminondas Gomes de Oliveira, morto sob tutela do Exército em 68 em Brasília e exumado em Brasília há semanas.

RENOVAÇÃO

O PCdoB terá nova presidente. Sai Renato Rabelo e, por indicação do próprio com aval do comitê central, assume a deputada federal Luciana Santos. Mas a partir de… 2015.

VAI FERVER

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara debate hoje em audiência pública a atuação dos Black blocs. Para esquentar, falta a turma encapuzada aparecer..

AULINHA 

O PSD foi aos EUA buscar a guru Katie Harbarth, que coordenou campanha de Barack Obama nas redes sociais. Ela deu ala à bancada sobre uso do Facebook em campanha.

PONTO FINAL

A disputa entre os ‘mineiros’ Aécio e Dilma será interessante: um tucano que adotou o Rio e uma petista que ama ser gaúcha.