Coluna Esplanada

Comissão de Feliciano barra pensão a homossexuais

Leandro Mazzini

Atualizada Domingo, 27, 23h05: Mais um capítulo da guerra dos gêneros que se evidenciou com a ascensão do Pastor Feliciano (PSC-SP) à presidência da Comissão de Direitos Humanos.

O deputado Pastor Eurico (PSB-PE) deu parecer contrário ao projeto 6297/05, do ex-deputado Maurício Rands (PT-PE), que muda a lei e inclui nos direitos previdenciários os parceiros homossexuais, inclusive os servidores federais com união estável. Vai para a gaveta.

Hoje, existe apenas uma decisão do INSS para pagamento desse direito, avalizada pelo STF em julgamento de um caso, mas ainda não há lei que regulamenta o caso.

A turma que tanto protestou no início do ano arrefeceu a manifestação, aos poucos, e depois sumiu. Ativistas isolados cobram direitos iguais.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

______________

PARA A PLATEIA!

Após aprovação do voto aberto na CCJ, ouviu-se de um senador: ‘90% são candidatos a governador. Fizeram marketing, depois irão se arrepender’.

PEDAAAALA 

A Caixa, que já estampou sua logo na maioria das camisas dos times, entrará nas pistas. Oficializa hoje patrocínio ao Ciclismo de olho nos Jogos de 2016

TRABALHO DECENTE

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, assinou portaria 1.687 que cria o comitê da Agenda Nacional do Trabalho Decente, em interface com outros oito ministérios, a partir de Novembro. É a oficialização da parceria do Pronatec com o Projovem, dois programas de treinamento de profissionais para serviços na Copa.

SAUNA AÉREA

Ontem, os passageiros do voo 3821 da TAM Brasília-Galeão ficaram 1h45 sem ar condicionado, dentro ao avião no aeroporto JK, até o conserto. Quando decolariam, a aérea manda descer passageiros que iriam para Recife e Buenos Aires. Mais meia hora.

'DILMO' DO WAGNER

O governador Jaques Wagner (BA) decidiu-se: lançará à sua sucessão o chefe da Casa Civil, Rui Costa. Dançaram o senador Walter Pinheiro e o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli. Aos próximos, Gabrielli sempre garantiu ter apoio do ex-presidente Lula para sua candidatura. Lula, por sua vez, garantiu que… acolheria decisão de Wagner.

VASELINOU

Do senador Walter Pinheiro (PT-BA), após visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre pacto federativo: ‘O ministro não respondeu nada. Vaselinou que só’.

CIDADANIA NA TELA

Para o deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR), a mídia poderia ajudar mais. Pede então celeridade no PL 2.893/08, que obriga veiculação nas emissoras de alertas com nomes e fotos de crianças desaparecidas, nas primeiras horas após a ocorrência.

GUERRILHA REVISITADA

A nova expedição ao Araguaia, com mais técnicos e melhor equipe, pode encontrar o corpo do líder Maurício Grabois. Ex-militantes lembram à coluna que em 1996 uma equipe de antropologia forense da Argentina escavou região do Araguaia sem legistas. À época, os argentinos encontraram dentes e objetos (cordões, cartuchos). Mas o material recolhido ficou guardado sem perícia nos armários da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos. Agora, há novo garimpo para os exames de fato.

BALANÇÃO DA IDELI

A avaliação da bancada petista do Nordeste, em reunião com a ministra Ideli Salvatti, foi que na região apenas Sergipe terá aliança PT-PSB. Nos outros Estados, a base petista-socialista já se esfacelou com a intenção presidencial de Eduardo Campos.

CAMPANHA COMEÇOU

O relato foi levado à presidente Dilma. O Palácio agora faz balanço do que pode recuperar ou quais as novas alianças para que o partido se fortaleça na região.

DOIS PESOS 

Quando Presidente, FHC mandou aviso por meio do líder, senador Élcio Álvares, uma carta em que garantia não privatizar a Petrobras. Agora a estatal, sob tutela do PT, estuda privatizar os dutos, conforme revelou a Coluna. O caso acirrou petistas e tucanos.

Colaborou Maurício Nogueira