Coluna Esplanada

PT barra CPI e blinda ministro Padilha

Leandro Mazzini

Pressionada pelo PT, a Mesa Diretora do Senado acaba de engavetar o pedido da CPI da Violação do Direito Humano à Saúde (CPI do Erro Médico), que havia sido aprovada pelo presidente Renan Calheiros.

Dezenas de dossiês contra médicos, em especial de Brasília, com fotos e provas, pararam na mesa do senador Magno Malta (PR-ES), que lutou pela instalação.

Embora os alvos fossem hospitais privados, o PT temia que a CPI atingisse o ministro Alexandre Padilha, pré-candidato ao Governo de São Paulo.

Segundo Malta o objetivo era ‘apurar falhas no sistema público e privado que resultaram em óbitos’. O MPF está de olho em hospitais de Brasília.

Malta complementa: ‘quando eu entrei com o pedido da CPI, recebi e tive todas as assinaturas, e, em seguida, houve uma movimentação no escuro, nas trevas’.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

_________________

DISSE TUDO

‘Desaprovo quem usa a máquina para marketing eleitoral como alguns fazem’. A frase é de Gleisi Hoffmann, que entrega tratores todo mês no Paraná, onde é candidata.

TURBULÊNCIA 

O aeroporto de Maricá (RJ), alvo de ataques dos aeroclubes após dois acidentes na cidade, foi citado na CPI do Narcotráfico em 1999 com a ‘conexão com Atibaia’, com suspeitas de operação de transporte de drogas. Está citado nas páginas 844 e 899 do relatório, inclusive com menção a uma pessoa ligada à mais influente família da cidade.

DONA ENGRAÇADA

A presidente Dilma está mais descontraída nas cerimônias públicas por orientação do marqueteiro João Santana. No anúncio dos municípios no PAC 2, ela arrancou risos ao interromper discurso: ‘Tem algo errado aqui hoje. Aumenta o volume, por favor’.

DESAFINOU

Enquanto deputados lideram frente contra uso de animais em pesquisas laboratoriais, e preparam excursões país adentro, o Ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Raupp, defende testes em animais cobaias.

EX-COMUNA É..

Todo petista tem um pé no comunismo. A coluna descobriu a ata de fundação do PCdoB no Paraná com cinco signatários, em 1985. Entre eles Gleisi Hoffmann.

PENSANDO O FUTURO

A turma de Marina anda na ativa. Ocorre dia 29 o Rio Clima 2013. ‘Redistas’ estarão em peso no evento, um dos fóruns mais importantes sobre mudanças climáticas da AL.

MINEIRINHO

Pré-candidato ao governo de MG que evita a mídia, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, não escapa à oposição. O deputado Hauly (PSDB-PR) apresentou requerimento sobre financiamento do BNDES de 2007 a 2013 ao setor privado.

PÓS-ARCANJO

Procurador responsável pela prisão do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro em Mato Grosso, o hoje senador Pedro Taques (PDT-MT) pede mudanças na Lei de Proteção às Testemunhas. Ele aponta vulnerabilidade no sistema.

SOOU O GONGO

A despeito da renovação de contrato para mapeamento de satélites, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, quase foi convocada pela bancada ruralista para explicar atrasos no Cadastro Rural. A turma não desistiu e tentará na Quarta.

ATACANTE É ISSO AÍ

O deputado estadual Rogério Correia (PT) aproveitou a ida da presidente Dilma a BH e, a pedido do presidente do Galo – time da presidente – pediu para que ela interviesse no Banco Central, para liberar milhões de reais retidos com a venda do ponta Bernard.

CHINE$E$

Como a soja veio da China, o Brasil poderá ter de pagar bilhões de dólares aos chineses por uso desta genética. É o que propõe protocolo de Nagoya. Receberia royalties apenas por mandioca, entre outros. Cobrança pode inviabilizar setor.

NA VITRINE

Após denunciar vários políticos por crimes ambientais, procurador da república Mário Avelar quer ser candidato ao governo de Tocantins e negocia ingresso no PDT.

PONTO FINAL

Psiquiatras bolivarianos preocupados com o presidente Maduro, da Venezuela. Diz que tem conversado com Chávez, que renasceu num passarinho que o visita na janela.