Coluna Esplanada

“No aeroporto, sua vida é entregue a Deus”, diz ministro da Aviação

Leandro Mazzini

moreira

Moreira Franco, no debate ontem no Encontro Nacional de Editores da Coluna Esplanada. Foto de Marcos Brandão

Do ministro Moreira Franco, da Aviação Civil: ‘Não há previsão de novas concessões após Confins (BH) e Galeão (Rio)’, porque deve-se se caminhar a ‘passos de jegue’, ‘devagar e pisando firme’, testando o caminho.

‘Não se preocupem com a Copa,’ garantiu, sobre a eficiência dos aeroportos, porque ‘as obras são para atender bem ao brasileiro’.

O ministro foi duro na autocrítica – mas em relação às aéreas e Infraero: ‘Hoje você entra no aeroporto e sua vida é entregue a Deus’. Em especial, ele se referiu aos serviços de informação desencontrados, tanto do aeroporto quanto das companhias.

O ministro complementou: ‘O passageiro deve ser tratado como cliente e não é’, na crítica às aéreas, com bilhetes caros.

Para aliviar o bolso do turista e baixar as tarifas, o governo criará rotas exclusivas para cidades-sedes, revelara Moreira no evento e publicado em primeira mão pelo UOL Esporte, mais tarde confirmado pelo ministro da Justiça.

As revelações foram feitas no I Encontro Nacional de Editores da Coluna Esplanada, que reuniu na Quinta-feira jornais de 21 capitais que a reproduzem, num debate com cinco ministros em um hotel de Brasília. O evento foi patrocinado pela Caixa, Souza Cruz, BrasCrédito, com apoio da ADPF e Portal UOL como media partner.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook   

___________________

QUERO O MEU

A intervenção nas linhas de ônibus de Valmir Amaral há meses deu pontos para a gestão de Agnelo (PT) mas o deixou na mira. Ex-senador, Amaral colocou o broche de parlamentar bate ponto desde Terça no Cafezinho da Casa Alta. Convenceu cinco líderes a assinarem a CPI do DFTrans e CTB, a estatal de transporte coletivo.

TÁ EXPLICADO

Valmir Amaral tem seus motivos. Enquanto o GDF alegou descumprimento de contratos da Via Amaral – como de fato houve – o empresário diz que quer honrar o pai e a família. É que o governo hoje embolsa até… R$ 600 mil por dia com as linhas.

ENTENDEU?

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire, acusa o prefeito de SP Fernando Haddad: Depois do abuso cometido com aumento do IPTU, quer se passar por combatente da corrupção no intuito diversionista de que o aumento seja esquecido.

TURMA DA PAUTA

De Flávio Dino, presidente da Embratur: nada menos que 20 mil jornalistas estrangeiros são esperados para credenciamento para cobrir a Copa.

ÁGUAS DE 2033

Mês que vem Ministério das Cidades lança o Plano Nacional de Saneamento, e apresenta dados de avanço. O plano prevê 100% de água encanada até 2033 no País.

DESCARRILOU

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, não descarta um VLT em São Luís (MA), depois da lambança do ex-prefeito João Castelo (PSDB). Ele instalou um vagão na praça e prometeu a obra, mas não combinou com ninguém – só com o bobo do eleitor.

BOBO DA REDE

O governador Cid Gomes, que vive na lua, precisa de um consultor de imagem para redes sociais. Sua estreia no Facebook foi com foto de criança no seu colo, dirigindo, sem cinto. No Twitter, postou de Israel foto de banquete de rei, para cearenses babarem.

CARTEIRA ONLINE

Vem aí a carteira de trabalho virtual, diz o ministro do Trabalho, Manoel Dias. O cidadão ou empregador registram pedido no site do MTE e recebem por Correios. Outro serviço na linha, literalmente, será o 0800 por telefone para tirar dúvidas sobre direitos.

NADA ANDOU

Foi tensa a reunião entre representantes do alto escalão da União e do governo do Paraná. Dilma quer construir o metrô de Curitiba, mas Beto Richa pediu uma ferrovia para o Porto de Paranaguá para escoar a produção agrícola do Estado, celeiro do País. A construtora de olhos, dedos e mãos na licitação do metrô de Curitiba, com verba da União e Paraná, é a Triunfo, bem conhecida das prefeituras do PT sulista.

PONTO FINAL 

‘Não podemos fazer Copa organizada por Marinha, Exército e Aeronáutica’
De Flávio Dino, presidente da Embratur, sobre a possibilidade de os Black blocs ocuparem as ruas em 2014.