Coluna Esplanada

Na prisão, mensaleiros não escapam à revista a nu

Leandro Mazzini

A prisão do ex-ministro José Dirceu e cúmplices abre um precedente para os poderosos corruptos no país: não adianta ter dinheiro, fama,e amigos mandatários.

Na cadeia, todos são iguais, e os reis ficam nus, literalmente. Um carcereiro do presídio da Papuda, em Brasília, conta o que será a rotina de revista na cela coletiva onde estão os mensaleiros.

O agente aparece com a fala padrão: ‘Preso, para o fundo da cela! Tire a roupa. Abra as pernas. Agache até o chão. Levante. Abaixe de novo! Pode se vestir'.

Até a Justiça decidir para onde vão os mensaleiros presos, eles passarão por isso a cada dois dias nas celas. E não será diferente nos presídios estaduais.

Quem passa essa revista a nu toda semana é o deputado Natan Donadon, cujo processo de cassação sairá do forno esta semana. E agora não tem reza em plenário.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook   

___________________

OFF 

Agora preso, José Dirceu, por lei, terá de parar de postar em seu blog. A não ser que os textos sejam assinados pelos dois repórteres que o ajudam.

HISTÓRIA DO BRASIL

Em 15 de novembro de 1889, o tenente Adolfo Pena deu voz de prisão ao Barão de Ladário, ministro da Marinha que se recusava a reconhecer a República. Exatamente 124 anos depois, no mesmo dia, um agente da PF deu voz de prisão a José Genoino, que se recusa a reconhecer o Mensalão. Embora situações distintas, o dia é simbólico. Como o Brasil tem memória curta, está fadado a repetir seus erros. O Barão de Ladário deu um tiro no oficial, mas morreu com chumbo trocado. Genoino deu um tiro no pé. Gritou 'Viva o PT' e virou deboche na PF.

BLINDAGEM 

A PEC do Voto Aberto a ser apreciada hoje mas está amarrada. “Não tem entendimento. Tem disputa”, resume o senador Romero Jucá (PMDB-RR). É que o PT faz jogo duro para não passar, senão os mensaleiros da Câmara perdem os mandatos.

EFEITO DONADON

O presidente da Câmara, Henrique Alves, prometeu colocar cassação de mandatos em votação só se cair o voto secreto. O STF já determinou a perda dos mandatos de quatro.

TODO MUNDO DEVE..

Como a situação é tensa em Brasília: viatura da PF, sábado à noite, passava pela quadra 408 Sul e ligou o giroflex. Três carros à frente encostaram na hora. Não era para eles.

MÃE, OLHA EU!

Um assessor do deputado Policarpo (PT-DF) comprou todos os exemplares da Folha de S.Paulo domingo em parte da Asa Sul. Sua foto estampava a capa, em protesto na sede da PF, contra a prisão de Genoino e Dirceu.

SILÊNCIO ENSURDECEDOR 

A prisão dos mensaleiros virou um silêncio ensurdecedor no Planalto. Nenhum congressista abriu a boca após reunião de líderes do Senado com a presidente Dilma. Antes, a assessoria Ideli Salvatti alertara que ninguém falaria.

FRONTEIRA ESCANCARADA

Jogo de empurra entre o STF, que não recolheu passaportes, e a PF, sobre de quem é a culpa da fuga do condenado no mensalão Henrique Pizzolatto. Foi por terra para o Paraguai e de lá voou para Roma. A fuga mostra como as fronteiras estão escancaradas.

CARTEIRINHA

Há meses um advogado de Brasília questiona a OAB nacional e a OAB paulista se já não deveriam ter cassado a carteira de advogado de José Dirceu. Agora a Ordem avalia.

PONTO FINAL

A Interpol não achou o Paulo Maluf, escondido na Câmara dos Deputados, vai encontrar o Pizzolatto na Itália daquele tamanho?