Coluna Esplanada

Rombo na Conab pode chegar a R$ 200 milhões

Leandro Mazzini

Braço bilionário do Ministério da Agricultura, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), loteada entre PT e PMDB, pode ter um rombo de R$ 200 milhões em contratos fraudulentos.

Foi a Controladoria Geral da União (CGU) quem alertou, em reuniões dias 30 e 31 de Outubro, com a direção da companhia, após a operação Agro-Fantasma da PF que cercou diretores.

A suspeita vem de desvios no PAA – Programa de Aquisição de Alimentos na região Sul, terra do diretor de Políticas Agrícolas, Silvio Porto.

Ex-vereador, Sílvio Porto foi indiciado mas ainda está no cargo. É apadrinhado pelo PT gaúcho, e pelos ministros Pepe Vargas e Gilberto Carvalho.

A Conab desconversa. Explica que iniciou parceria com a CGU em Agosto para ‘estratégias de treinamento e orientações’. Mas.. em Setembro veio a operação da PF baseada na lupa da CGU.

A situação na Conab é tão ruim que a CGU iniciou dia 6 de Novembro um curso de Regime Diferenciado de Contratações (RDC), para dar ‘eficiência nas contratações públicas’.

Em Setembro, antes da operação da PF, o presidente da Conab, Rubens Santos, alertou em carta-desabafo a diretores para a quebra da estatal. Dia 29 de Setembro a Coluna revelou o conteúdo.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook     

_________________

CENA FORTE

Complexo da Papuda-DF, na manhã ensolarada de ontem, um colaborador da Coluna flagrou esta cena antes não imaginada: Delúbio, Genoino e José Dirceu, de uniformes de presidiária em fila indiana, rumo à sala de visitas. Dirceu puxou a fila cabisbaixo e com as mãos para trás. Genoino, que mais tarde teria início de infarto, estava pálido.

FACADA…

O deputado Zeca Dirceu, filho do ex-ministro, está brabo e triste com os petistas do Paraná, antes bajuladores de seu pai. Ninguém além dele assinou manifesto de apoio a José Dirceu. Os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Paulo Bernardo (Planejamento), Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) e o vice-presidente da Câmara, André Vargas, pularam fora. Nem o atenderam.

…ELEITORAL

Gleisi quer distância do mensalão porque já basta ver na cadeia o ex-assessor e homem de confiança no Planalto, Eduardo Gaievski, preso por pedofilia. Gaievski, que seria um dos coordenadores da campanha dela, teve a primeira audiência ontem no fórum.

TODOS EM CASA..

Parece piada, mas é estratégia. Esboça-se na defesa dos mensaleiros detidos a prisão domiciliar. Eles escolheram cidades perto de presídios onde não há regime semiaberto.

ESQUECERAM DE MIM

A PEC 18/13, chamada PEC dos Mensaleiros, está engavetada na Câmara para ser votada. Autor, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) já previa o corporativismo. A PEC prevê perda automática de mandato de político que for condenado. ‘Infelizmente, a gente está sujeito novamente a ocupar um noticiário nacional, altamente negativo, degradante, que nos envergonha, inclusive, de andar nas ruas do nosso Estado de origem e em qualquer aeroporto do País’, desabafou Jarbas.

GUILHOTINA RURAL

Integrantes da suprapartidária Frente Parlamentar da Agropecuária perderam a paciência com a condução branda da crise. Pedem a cabeça do ministro da Justiça, que protela decisões sobre conflitos de propriedade entre produtores e indígenas.

VOZ DA OPOSIÇÃO

O senador Agripino Maia (DEM-RN), longe dos holofotes, começou a aparecer. Sobre o silêncio de aliados dos mensaleiros: ‘Quem é candidato se cala. Quem cala consente com os mensaleiros, que estão dizendo que a luta irá continuar’.

FUNPRESP NÃO COLA

A Previdência acompanha uma velada desconfiança dos servidores federais com o Funpresp. Muita gente ainda não aderiu ao fundo complementar por desconfiança. Temem porque o fundo será gerido por conselho de indicação partidária..

NA TERRA DE EDUARDO

Professores da rede municipal do Recife reclamam que 2013 a prefeitura não realizou a tradicional capacitação. A assessoria não se manifestou.

HOMENAGEM

O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, discursou como paraninfo da turma deste ano do Centro Técnico Administrativo que a Dufry mantém para formação profissional de menores aprendizes. Foi no Clube da Aeronáutica, com a presença do Presidente Humberto Mota e da diretoria da empresa.