Coluna Esplanada

Com Randolfe, prioridade do PSOL é reforçar bancada federal em 2014

Leandro Mazzini

Atualizada Quarta, 12h05 – Com o senador Randolfe Rodrigues (AP) confirmado pré-candidato à Presidência da República, o PSOL esboça a mola propulsora do partido a partir do Rio de Janeiro, diz o novo presidente, Luiz Araújo.

A executiva não convenceu Marcelo Freixo a se candidatar a deputado federal, e o estadual tentará a reeleição. A prioridade da legenda é fazer uma bancada forte na Câmara dos Deputados, hoje com três parlamentares.

‘Chico Alencar se reelege e pode trazer mais gente. E Jean Wyllys já tem votos para se eleger sozinho’, prevê Araújo, sobre o poder do puxador de votos na proporcionalidade. Foi a votação excepcional de Alencar no Estado fluminense que elegeu o ex-BBB a reboque, que obtivera apenas 13 mil votos.

'Temos chances em cinco ou seis Estados', diz Araújo, sobre candidatos em potencial do PSOL para a Câmara.

Maior nome do PSOL no Rio, Marcelo Freixo não tira um projeto da cabeça: quer reforçar militância para disputar a prefeitura em 2016.

Já a fundadora do partido, Heloísa Helena submergiu na cena política. Em Alagoas, ela quer disputar o Senado, contam aliados locais, mas terá páreo duro com Téo Vilela (PSDB), o governador candidato à Casa Alta.

E Plínio de Arruda Sampaio, que incendiou a campanha em 2010 com sua verve crítica, fechou com Randolfe.

No Congresso do partido realizado há uma semana, o PSOL decidiu que não haverá prévia para escolher o candidato, e o senador Randolfe foi aclamado.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook      

______________________

MEL NA BOCA 

Circula no Ministério da Agricultura uma carta assinada pelo líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RS), e pelo líder do PTB, Jovair Arantes (GO), pedindo a nomeação de Rubinaldo Lameira para a Diretoria de Açúcar e Álcool, ligada ao setor usineiro. Provavelmente o trio entende tudo de melado.

QUARTETO  

A briga entre os quatro diretores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é tão grande que eles mal se falam. No encontro do departamento de RH há semanas, cada um foi num carro, e em horário diferente, para não se verem.

REI DOS LOTES 

Não são só deputados distritais que escancaram títulos de terras nas satélites de Brasília, legislando em causa própria para legalizar loteamentos. O MP há meses está de olho num parlamentar brasiliense com terras aqui e em Luiz Eduardo Magalhães (BA).

ENTÃO TÁ 

O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) recuou na emenda apresentada numa MP para desonerar de II e IPI material de Golf. Ele diz que foi pressionado por aliado.

BRASIIILLL  

O TJ do Piauí julga hoje ação popular contra nomeação como conselheira do TCE da primeira-dama do Estado, Lílian Martins, esposa do governador Wilson (PSB). Isso mesmo, no Piauí a patroa ‘fiscaliza’ os gastos do marido.

ATRASO & MISERICÓRDIA 

O presidente francês François Hollande desistiu de inaugurar a ponte Saint Georges (Guiana Francesa) – Oiapoque (AP) por pena do Brasil – que há 30 meses atrasa obras de alfândega por incompetência. O lado de cá não ficou pronto. Seria dia 12.

VÃO-SE OS ANÉIS..

Quem não se lembra de Oscar Jucá Neto, diretor financeiro demitido da Conab, que tentou liberar R$ 8 milhões para empresa fantasma e saiu metralhando que ali ‘só tem bandido?’. Pois uma dupla que usou a senha administrativa para liberação continua solta, livre e leve pelos corredores da companhia.

TE CUIDA, PADILHA 

Militantes da bancada cristã vão levar hoje cartazes ‘Padilha, SP está de olho em você!’. O ministro da Saúde, pré-candidato ao Governo, prestigia seminário na Câmara com presença de palestrantes ‘abortistas’, diz a turma do Instituto Pró-Vida.

ABAFA! 

Olha a situação. Gustavo Perrella, filho do senador e dono do helicóptero com flagrante de cocaína, é do Solidariedade. O líder de seu partido na Câmara é o delegado federal Francischini, que se gaba de já ter prendido ‘os megatraficantes Abadia e Beira Mar''. A PF no Espírito Santo pretende divulgar em 30 dias conclusão do inquérito sobre se há ou não participação dos Perrella no carregamento da droga. A família acusa o piloto.

O NOIVO 

A senadora Ana Amélia é candidata certa ao governo gaúcho contra Tarso Genro. Ambos disputam o PMDB, o noivo da vez, que indicará Germano Rigotto ao Senado.