Coluna Esplanada

Assaltado em SP, deputado negociou celular com bandido

Leandro Mazzini

No embalo do aumento da violência em todo o País, os assaltantes estão mais conscientes. Foi o que comprovou o deputado Paulinho da Força (SP), presidente do Solidariedade.

Há algumas semanas, contou o próprio deputado, dirigia seu carro com vidro aberto no Brás, na capital paulista, quando foi abordado num sinal por homem armado.

Ágil, o bandido levou a mão à porta e arrancou o celular no porta-objetos. O parlamentar alertou que o celular era velho e modelo ultrapassado. ‘Você não vai conseguir vendê-lo. Tenho R$ 300 no bolso, eu te dou’.

O assaltante analisou o celular, concordou e o devolveu. Pegou o dinheiro e sumiu.

Toda a cena ocorreu perto da Estação Pedro II do metrô e durou um minuto. Paulinho não se preocupava com o celular, mas com a agenda de contatos arquivada com mais de mil telefones, feita em anos.

Há exatos dez anos, o deputado foi assaltado no Rio. Falava ao celular no calçadão da Av. Rio Branco, durante o rush do almoço, quando um pivete meteu-lhe a mão na orelha e levou o aparelho.

Nota do repórterEste signatário ouviu o relato do próprio parlamentar na noite de Terça, dia 3/12, e decidiu publicar no blog. Não se trata de um furo, mas de notícia com atualizações. Soube depois da publicação, por pesquisa no Google, que o colunista Felipe Paturi publicou em sua coluna no site da Época, com nota de Leonel Rocha. 

Siga a coluna no Twitter e no Facebook      

_______________________

PROJETO PREFEITURA

De olho na Prefeitura, contam aliados que o projeto de Manuela D’ávila na disputa para a Assembleia Legislativa gaúcha é puxar mais três candidatos do PCdoB com sua votação pela proporcionalidade.

SINAL AMARELO

A despeito da gritaria de opositores e ‘aliados’ que prometem dificultar a votação do Orçamento este mês, não há no Congresso quem não queira tudo resolvido agora. O calendário eleitoral explica: se o Orçamento for aprovado só em Março, o Planalto terá apenas de Abril a Junho para empenhar e executar verbas. E nada sairá assim.

OS IDEALIZADORES

Paulinho da Força admite que os idealizadores do Solidariedade foram os deputados Augusto Coutinho (PE), Laércio Oliveira (SE), João Caldas (PB) e Roberto Santiago (SP). Este último, curiosamente, sugeriu até o nome, mas ficou no PSD.

HISTÓRIA CORRIGIDA

A presidente Dilma vai ao Congresso dia 11, ao meio-dia, para solenidade em que o presidente Renan Calheiros vai anular a sessão que declarou vago o cargo do ex-presidente João Goulart. O episódio abriu caminho para o golpe militar.

PÓS-ANA AMÉLIA

Família sócia dos Marinho, os Sirotsky da RBS investirão para fazer mais um senador: o apresentador de TV Lasier Martins (PDT). Seria o segundo ‘senador da Globo’. A senadora Ana Amélia, também ex-apresentadora, foi eleita com apoio do grupo.

ANTENADO$

O deputado Edson Santos (PT-RJ) direcionou R$ 200 mil de emenda para ‘caráter sigiloso da Marinha’. Procurada, a Força explicou que é para sistema de rádio militar.

PRESSÃO TOTAL

A bancada cristã foi para cima do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), relator do PNE – Plano Nacional de Educação, para excluir do projeto a ‘ideologia de gêneros’ nas escolas. Em suma, é a liberdade de se debater nas escolas, para todas as idades, o respeito às diferentes opções sexuais e o convívio entre homossexuais.

PSOL CONTRA TODOS

Entrando para valer na disputa, Randolfe já faz programa de governo. O PSOL vai atacar Dilma, Eduardo e Aécio pela economia: ‘têm o mesmo programa, não se diferenciam’, diz o presidente do PSOL, Luiz Araújo.

CONTRA DESPERDÍCIO

Na esteira da decisão do Papa Francisco, o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) apresentou projeto que institui a Política Nacional de Erradicação da Fome e de Promoção da Função Social dos Alimentos. Em síntese, combate ao desperdício.

CONEXÃO TCU

Um avanço para fiscalização das contas. O TCU implantou painéis para acompanhamento em tempo real de ações dos ministérios. O software gerido pelo Ministério do Turismo foi distribuído para outras pastas. A interface inédita entre ministérios e TCU permite o acompanhamento dia-a-dia de empenhos, execuções de verbas e andamento das obras, claro.

PONTO FINAL 

O eterno País da piada pronta: o único condenado pelas badernas nas ruas do Brasil até agora é um.. mendigo.