Coluna Esplanada

Por ministério, Lula testou filho de Alencar com empresários

Leandro Mazzini

Foi ideia do ex-presidente Lula – que manda muito ainda no Governo – fazer de Josué Gomes, filho do ex-vice José Alencar, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio com a saída de Fernando Pimentel em Março.

Há dois meses, Lula reuniu grandes empresários numa mansão em São Paulo e levou Josué. No encontro sigiloso, a turma desfiou um rosário de ataques às políticas econômica e fiscal da presidente Dilma. Josué, herdeiro da tranquilidade do pai e de voz firme, foi o único a defendê-la.

Na reunião, Josué Gomes, que controla o maior grupo têxtil do continente, expôs sua visão de empresário aliado do governo: lembrou as ações sociais positivas do Governo, e que muita gente saiu da miséria. E Lula gostou do que viu.

Lula e Michel Temer convenceram Josué a se filiar ao PMDB para pleitear o cargo de Pimentel. Mas após ouvir os colegas na mansão, Josué não quer saber de ministério.

Cacique do PMDB revelou à Coluna que dificilmente Josué seria ministro, por ser ‘cristão novo’ na legenda. Mas com cofre cheio, Josué é cotado para vice de Pimentel na disputa do governo de Minas.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook       

_______________________

ATERRISSOU

Depois da divulgação pela Coluna das tratativas da Infraero para alugar por meio milhão por mês (!) prédio da Transbrasil no Aeroporto de Brasília, a estatal recuou da negociação com a Inframérica, o consórcio argentino que administra o JK. Por ora. O Planalto soube e está de olho nas conversas, e descobriu que tratam opções. Para não deixar os hermanos na mão, a Infraero estuda proposta já rejeitada pelas hostes: redução da jornada de trabalho e dos salários. Assim, funcionários dividiriam em dois turnos espaços em parte do prédio da Transbrasil, com aluguel menor.

DECOLANDO

O Conselho do Fundo de Desenvolvimento Centro Oeste aprovou a criação da Gabanna Linhas Aéreas, com financiamento para compra aeronaves para operar na aviação regional com foco em Brasília, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande.

EM CAMPO.. 

Piora a situação delicada de Sérgio Cabral, que estuda disputar o Senado: O deputado Romário (PSB), bem cotado nas pesquisas, também decidiu disputar a Casa Alta.

.. E NA ÁREA

No Rio, todos os caciques decidiram disputar contra o candidato de Cabral, Luiz Pezão. Entram na lista Garotinho (PR), Cesar Maia (DEM), Lindberbh (PT) e Crivella (PRB).

SÓ NA BAHIA

Terra da Magia, a Bahia fez jus ao nome no sorteio da Fifa na Sexta. Os jogos mais quentes da fase eliminatória da Copa serão em Salvador: Espanha x Holanda, Alemanha x Portugal, Suíça e França. Até Bosnia x Irã entrou na lista dos procurados.

FREVO NA RUA

O ex-ministro Fernando Bezerra está em campanha por Pernambuco. No PSB, disputa espaço com o vice-governador João Lyra e o chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar, pela indicação de Eduardo Campos para disputar o governo.

CAMPANHA AIR

O deputado André Vargas (PT-PR) usa o cargo de vice-presidente da Câmara para amolar a FAB. Em Outubro e Novembro, fez nove viagens de jatinhos, seis delas para cidades da base como Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu e a capital Curitiba. Vargas também utilizou avião da FAB duas vezes na rota Paraná-Brasília e uma vez de Brasília para o Rio. Tem até assessor-cabideiro, especialmente para carregar paletós.

NA TELINHA

A TV Senado exibe hoje, às 20h30, o documentário ‘Conexão Cuba Honduras’, do baiano Dado Galvão, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.