Coluna Esplanada

Aproximação de Geddel com ACM Neto irritou Dilma

Leandro Mazzini

A demorada demissão de Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) da vice-presidência da Caixa, a pedido dele, foi estratégia da presidente Dilma para neutralizá-lo politicamente no Estado e enfraquecer eventual aliança entre PMDB e DEM, o que prejudicaria o PT e Jaques Wagner, de saída.

Ela segurou o pedido de exoneração por meses após saber que o pemedebista se aproximou do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), para articular apoio na disputa ao governo baiano. Neto, porém, em primeiro mandato e com dezenas de programas federais para encher o cofre, colou em… Wagner e Dilma.

Geddel manda no partido na Bahia. ‘Não há outro projeto senão o governo’, ratificou para a Coluna há dias o irmão dele, o deputado federal Lúcio Vieira (PMDB-BA).

Mas ACM Neto, bem avaliado na prefeitura, quer ressuscitar o ‘carlismo’ fundado pela era do avô, e pretende lançar para o palácio o ex-governador Paulo Souto (DEM).

Siga a coluna no Twitter e no Facebook     

____________________

LUPA ESPLANADA

‘A medida foi tomada porque está em andamento um acordo com outras instituições’. Esta foi a mensagem seca enviada pela assessoria da Secretaria de Saúde do Governo do DF, após cancelamento de compra de aparelho de fisioterapia superfaturado em R$ 3,5 milhões, denúncia da Coluna. Com a resposta debilitada e na UTI, insistimos. ‘Está sendo feito estudo sobre possível parceria com instituições filantrópicas que oferecem ou possam oferecer o serviço. Como o projeto ainda não está pronto, não foi feito o chamamento de instituições’, respondeu ontem a Saúde do DF. Até hoje, porém, nada de cancelamento do contrato em publicação no Diário Oficial.

COFRE CHEIO  

Em dias normais, são poucas. Mas na noite festiva do Natal, 24, a PM do DF flagrou mais de 30 motoristas na blitz da Lei Seca apenas na orla do lago Paranoá no Pontão, reduto de restaurantes e festas, onde a turma deu selinho em taças. Vem aí dia 31.

 FERRO VELHO AIR

Vão para o ferro velho na Segunda-feira dezenas de caças franceses Mirage da FAB, cuja linha foi extinta e sem peças de reposição. Não há substitutos imediatos.

SUPREMA PIADA 

No país da piada, vem aí o concurso para vagas em Comunicação no STF. Na corte que derrubou o diploma, e onde o atual presidente manda repórter chafurdar na lama.

CONTRA-VENENO FEDERAL  

A falsificação de remédios no Brasil pode ter dias contados. Dilma sancionou lei que atribui a investigação à Polícia Federal, que possui as melhores equipes de laboratório de criminalística do país. O alvo será a venda pela internet. Vem operação aí. A lei é do senador Humberto Costa, ex-ministro da Saúde, e do deputado delegado Francischini. ‘A falsificação de medicamentos e a sua venda, inclusive pela internet, são crimes repugnantes contra a saúde pública’, frisa o delegado federal aposentado.

CONTA OUTRA 

Todo mundo viu, o povo, o fotógrafo de jornal, menos o Detran do RS. O motorista do carro em que Dilma Rousseff foi vista com netinho no colo, sem cadeirinha, não foi autuado porque ‘não houve multa por escrito e flagrante’.

EU, HEIM..  

‘Ninguém pode prender meus sonhos. O sonho de um Brasil livre da ditadura me levou à luta, à prisão e anos e anos longe de minha família e meu país’. Até parece mensagem de um Mandela Tupiniquim, mas é o cartão de Natal do José Dirceu, condenado por corrupção.

DOR DE CABEÇA

Para o governador de Alagoas, Teo Vilela (PSDB). Os policiais militares rejeitam acordo e a categoria pode entrar em greve em pleno verão nas belas praias do Estado.