Coluna Esplanada

Polícia tem 328 mil mandados de prisão para cumprir no País

Leandro Mazzini

Enquanto comemoram o sucesso da parceria entre Interpol e a PF na prisão do mensaleiro condenado Henrique Pizzolato, na Itália, as autoridades policiais brasileiras ocultam uma verdade inconveniente no próprio território nacional.

Até a manhã desta Sexta, 7, a Justiça havia expedido 328.759 mandados de prisão para cumprimento em todo o País. O curioso é que a Interpol não localiza o fugitivo Paulo Maluf, escondido na Câmara dos Deputados, com mandado de prisão expedido por Nova York.

Os dados são do Conselho Nacional da Justiça: as polícias cumpriram até hoje 222.941 mandados de prisão, mas 31.892 já expiraram desde que criado o banco de dados, pela Resolução 137 do CNJ.

O CNJ presta um grande serviço ao Brasil: mantém no seu portal o Banco Nacional de Mandados de Prisão, atualizado, com ferramenta de buscas. Veja aqui 

Siga a coluna no Twitter e no Facebook      

_______________

OH, MY BRAZIL

Circula na internet um vídeo com cenas das mazelas do Brasil, em inglês, criticando gastos para Copa. Feito pelo brasileiro Carlinhos Troll (http://bit.ly/1m1QQeG).

TIPO EXPORTAÇÃO

Em Novembro, quando Brasília ainda pegava fogo – e a Conab também, ainda sob investigação da CGU e Polícia Federal – o diretor de Gestão de Pessoas do órgão, Rogério Abdalla, e o Diretor de Abastecimento, Marcelo Melo, foram vistos dias seguidos com colegas a passeio em Miami.

DEUM.COM

A empresa nos EUA que desenvolveu para o TSE o código fonte das urnas eletrônicas está sendo processada por fraude. Por aqui, os códigos ficavam com a Abin. Dilma mandou entregar para o TSE.

E AÍ, BEBEU? 

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) requereu ao Ministério da Cultura informações sobre o processo de reconhecimento do chá ayahuasca como ‘Patrimônio Imaterial’ do Brasil. É o famoso chá do Santo Daime.

COISA DE DOIDO 

Esse chá deixa muita gente doidona. Foi após bebê-lo que uma antropóloga no Sul teve uma visão e deu parecer à Funai para uma aldeia indígena ocupar terras de produtores.

PRESSÃO

Circula no Rio: a pressão de Aécio Neves para o técnico Bernardinho ser o candidato do PSDB ao governo vem de favores que ele e a esposa devem ao tucano.

TAXIANDO 

A Infraero não confirma, mas houve convite para Márcio Jordão, diretor de operações da estatal, se licenciar da empresa por dois anos para trabalhar RA Catering, empresa que fornece refeições para companhias. Um diretor da Infraero ganha R$ 30 mil.

USINA & PODER

O governador Beto Richa (PSDB), do Paraná, nomeou no fim de Dezembro Bruna Samek para cargo em comissão na Secretaria de Justiça. Vem a ser filha de Jorge Samek, o petista diretor de Itaipu, o aliado forte da pré-candidata Gleisi Hoffmann.

AMNÉSIA 

A presidente Dilma Rousseff foi eleita com discurso de contenção de despesas, corte, e austeridade. Fez tudo ao contrário. Os gastos correntes crescem – assim como o número de ministérios para aliados. E agora passou longe da meta do superávit primário.

ALERTA

A Associação de Delegados da PF soltou nota de alerta para a postura de policiais federais com ‘rebeliões pontuais’ e sobre a postura do presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Alexandre Camanho. Camanho, segundo a ADPF, ‘hipotecou solidariedade’ aos agentes. A PF hoje tem 100 mil inquéritos em andamento, e operações prestes a estourar. Greve não vai ajudar.

TURMA DO COLDRE

Por falar na PF, 150 delegados federais aprovados em concurso tomam posse e iniciam o treinamento de três meses na academia nacional em Brasília.