Coluna Esplanada

TSE vai cancelar licitação na Biometria

Leandro Mazzini

Atualizada Domingo, 02, 18h45: O Tribunal Superior Eleitoral vai cancelar a licitação para a compra de mais 5.103 kits de cadastro biométrico.

O caso pode atrasar a coleta de dados de eleitores para o pleito deste ano e colocar em risco o milionário projeto anunciado para várias capitais.

Só num segundo teste, detectou-se ‘vício material quanto aos testes de homologação’, segundo informou a assessoria do TSE. Técnicos do tribunal descobriram inconsistências em segunda fase de testes, a pedido dos concorrentes, no hardware da empresa escolhida, a Akiyama – a mesma que vendeu os 3.500 kits hoje usados pelo órgão.

O software da Montreal, escolhido pela Akiyama, é usado pelo Detran do Rio para cadastrar motoristas, mas não alcançou a qualidade esperada pelo Tribunal nos testes.

Desconfiada da agilidade com que o processo avançou, a direção do TSE enquadrou a turma e segurou o processo. A compra é estimada em R$ 20 milhões.

Hoje, a brasileira Akyama e a holandesa Gemalto disputam a venda. As três empresas que concorriam reclamam nova licitação.

CASO AKIYAMA

A despeito da fase de anulação da licitação, fato corroborado pela assessoria do TSE, o Blog errou ao publicar anteriormente que o hardware escolhido é mais 'simplório', segundo fonte da Corte envolvida no processo; que o concorrente 'Itautec pulou fora' – enquanto foi desclassificado -; e que havia suspeitas de digital de maracutaia na comissão de licitação. Há suspeita de vício de homologação do próprio edital.

A despeito da anulação da licitação prevista pelo TSE, a Akiyama informa que o hardware é de qualidade e será aperfeiçoado.

‘Esta ferramenta foi aprovada nos testes executados pelos técnicos da Policia Federal , porém , nos testes de requisitos desenvolvido pelos profissionais da área de tecnologia da Corte , verificou-se inconsistências no procedimento de teste descrito no edital , fato que impediu a homologação’.

No sábado, dia 1º, o repórter conversou por telefone após contato de um dos diretores da Akiyama, Ismael Akiyama. Ele reforçou a qualidade de seu produto e enviou parecer da assessoria jurídica do TSE a respeito do imbróglio. Na sua defesa, protocolada no TSE, Akiyama informa que o vício de homologação tão somente é fruto da própria comissão de licitação, que acolheu pedidos de testes não previstos no edital em questão. Ressalta que a Polícia Federal é que deveria nortear novas avaliações – pelas quais o produto da Akiyama fora aprovado – e não a comissão do TSE, em coleta de dados complementares. Veja mais aqui

Siga a coluna no Twitter e no Facebook    

_____________________

COTADO PARA MINISTRO É CRAQUE EM TURISMO

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, deixa o cargo com a ficha limpa com a qual entrou, após fazer uma limpa na pasta e dar celeridade a processos. Mas a pasta esbarra numa sina do gabinete da Secretaria Executiva.

Cotado para substituir Gastão Vieira, o secretário-executivo do Ministério, Sérgio Braune, é craque em.. Turismo. Ele e o chefe de gabinete, Franklin Souza, foram autorizados para viagem a Taiwan, cujo governo bancou os custos, para missão oficial. Foram liberados, conforme D.O., para viagem particular.

Cientes de que os chineses viam a outrora missão oficial com desconfiança, porque não reconhecem o Estado vizinho, Braune e Franklin poderiam até causar um incidente diplomático. Foram para Taiwan sob vista grossa de todos, aqui e na China.

Curioso é que, há dias, Franklin foi citado em jornal de Goiás como iminente anfitrião de comitiva Taiwanesa no Brasil. Franklin tem ligação como captador de verba com a Brasília Brasil Eventos, da qual deveria ter se desligado, pela função pública, mas aparece no site como o contato da agência.

O curioso episódio ocorre no mesmo gabinete que já foi alvo da Operação Voucher.

 AQUI, NÃO!

Atento à especulação imobiliária no porto do Rio,  com a revitalização, o presidente do TRE baixou norma que impede a venda do prédio na região, onde estão guardadas as urnas eletrônicas.

TRISTEZA DE FOLIÃO 

A Infraero informou aos funcionários que o salário sai só depois do Carnaval. Conforme ‘Cláusula 2ª do Acordo Coletivo de Trabalho’, que prevê pagamento só no 1º dia útil do mês. Ou seja, dia 5, na Quarta de Cinzas. Ôh, maldade..

MÃO AMIGA

Uma poderosa mão amiga na OAB segura a tramitação de pedido de processo disciplinar pela cassação do registro de José Dirceu, por ser condenado em ação penal e manter a carteira de advogado. Por ora, ele terá autorização para trabalhar como um.

DELEGADOS COM MOLON

O relator do Marco Civil da Internet, deputado Molon (PT-RJ), incluiu sugestões dos delegados da PF, como segurança no armazenamento de dados dos usuários sob sigilo.

TROCO NA DILMA 

O rompimento do senador tucano Cássio Cunha Lima com o governador Ricardo Coutinho (PSB) na Paraíba vai fortalecer o PSDB, com risco de ingrediente eleitoral surpresa contra a presidente Dilma Rousseff: O PMDB pode ajudar Aécio Neves. Se sair candidatar ao governo, Cássio tira o DEM de Coutinho e enfraquece o palanque de Eduardo Campos. Rifado por Dilma para o Ministério da Integração, Vital do Rêgo pode incluir o irmão Veneziano candidato ao Senado em eventual chapa do PSDB.

PONTO FINAL 

Com esse PMDB, Dilma não precisa de oposição.