Coluna Esplanada

Bancada evangélica planeja criar o Partido Cristão

Leandro Mazzini

Vem aí o Partido Republicano Cristão (PRC). É o que desejam os 73 deputados federais – 22 deles da Assembleia de Deus, de onde partiu a ideia original – reunidos na última quinta no auditório Nereu Ramos, da Câmara.

Há mais de ano iniciaram conversas, interrompidas pelo baque da mudança da lei para novos partidos. A despeito do risco de nascer sem tempo de televisão e fundo partidário, o grupo tocará o projeto. O objetivo é dobrar em 2018 a bancada evangélica no Congresso Nacional.

Os 73 deputados são de uma frente suprapartidária. Tem gente do PT, PMDB, PSDB, DEM etc. Se o PRC surgir, cada partido perderá um naco.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook     

__________________________

O RETORNO

Figura conhecida no Tribunal Superior Eleitoral de outros anos, Paulo Camarão deve voltar à Corte como assessor especial na gestão do ministro Dias Toffoli. A conferir.

VILARÓ ETERNO

Morreu Carlos Vilaró, o artista plástico uruguaio da Casa Pueblo em Punta Del Este. Além de talento peculiar, era muito supersticioso. Seu filho estava entre os acidentados em 1972 com o avião que caiu nos Andes. Autoridades davam todos como mortos. Durante 72 dias, Vilaró, que contratou videntes após um sonho, o localizou vivo. Vilaró tem parentes brasileiros de segundo grau. O empresário Gilbero Scarpa, que já morou em Punta e lá começa gravações de um seriado sobre as festas nababescas na mansão La Pinduca, com políticos brasileiros, vai lembrar o artista em episódios.

FOLIA ELEITORAL

Acaba no Carnaval o prazo que Aécio Neves deu para Bernardinho decidir se candidata ao governo do Rio. A pressão passa pela esposa, Fernanda Venturini. Tucanos dizem que ela e o marido devem favores ao presidenciável.

3º TEMPO 

O TSE deve deixar para depois da Copa do Mundo a nova licitação para a compra dos 5.103 kits de cadastro biométrico, para segunda etapa de registro nacional.

AFOGAMENTO

Por seguidas vezes empresários pediram para serem ouvidos pelo Planalto, que os tratorou nas mudanças do Porto de Paranaguá. A controversa licitação afogou.

FÔLEGO

O PMDB voltou a ter esperanças de que pode ser melhor atendido na reforma. Ontem, o presidente em exercício Michel Temer reuniu-se com Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, e jantou com líderes da Câmara, ávidos por notícias.

PODER NA PASSARELA

A posse de Matteo Renzi na Itália foi um desfile de moda. O premiê veste Versace, os ministros, entre Armani e Dolce & Gabbana. Os italianos sabem se vestir! A exemplo da economia no País, fraca, que também se camufla.

PASSEIO E COMPROMISSO

Eis um exemplo de como governadores criam agenda para passear. Agnelo Queiroz (PT) do DF baixou no Catar no fim de semana, para anunciar com um xeique um grupo de trabalho para troca de experiências. Algo que uma videoconferência resolveria. Ontem Agnelo partiu para agenda oficial: foi para a Gyeongju, Coreia do Sul, onde será escolhida sede do Fórum Mundial das Águas de 2018. Brasília e Copenhagen disputam.

PAPA BEST-SELLER

A editora Ave-Maria publica mais um livro do Papa Francisco no Brasil: Deus não se cansa de perdoar, coletânea de mensagens, homilias e reflexões do Pontífice.

PONTO FINAL

Deus não cansa de perdoar, diz o Papa, já o PMDB com a Dilma…