Coluna Esplanada

Ministros foliões decolaram no bloco da FAB

Leandro Mazzini

O Carnaval começou cedo para o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), e pelo menos sete ministros.

Seis deles embarcaram para casa em jatinhos da FAB na quinta-feira passada, com a desculpa de que iam ‘a serviço’ – exceção para Renan e o ministro dos Transportes, César Borges (PR-BA), que justificaram ‘residência’ para recorrer aos aviões exclusivos (veja tabela abaixo).

Para poupar o bolso, diante dos altos preços das companhias aéreas, a turma da carona nos jatinhos não foi pequena: foram 42 passageiros extras em apenas oito voos. A maioria dos caroneiros são assessores dos ministérios e convidados dos ministros, cuja lista não pode ser divulgada pela FAB. A turma economizou, e muito.

O voo mais lotado foi o de Maria do Rosário (Direitos Humanos), com 12 passageiros. O jatinho fez escala no Rio e à noite levou a turma para Canoas (RS). A vice-líder em dar carona foi Marta Suplicy, que levou mais cinco para Congonhas.

Os ministros foliões que deixaram o serviço e decolaram na quinta-feira passada foram: Guido Mantega (Fazenda), para São Paulo; César Borges (Transportes), para Salvador; Marta Suplicy (Cultura), para SP; Manoel Dias (Trabalho), para Florianópolis; Marco Raupp (Ciência e Tecnologia), para São José dos Campos; Maria do Rosário e Afif Domingos (Pequena e Micro Empresa), para SP.

voocarnaval

Siga a coluna no Twitter e no Facebook    

_____________________

BOLA FORA 

A presidente Dilma presenteou o Papa Francisco, dia 22 de Fevereiro, com uma camisa da seleção e uma bola de futebol. Ok. Ocorre que sua santidade até hoje acha que a bola foi presente de Cristiano Ronaldo, e não do Ronaldo Fenômeno. O boletim do Vaticano assim registrou, por engano. Está na Coluna na Revista VOTO deste mês. O mico passou batido. Na camisa, Pelé autografa: ‘To Pope Francis, with respect and admiration’. A bola leva a assinatura ‘To Pope Francis, an embrace from your friend Ronaldo’. O Fenômeno assinou o primeiro nome apenas e confundiu o Vaticano.

JALECO TERCEIRIZADO

O Ministério da Saúde pressiona os hospitais a assinarem contrato de gestão com a EBSERH, a empresa de administração hospitalar, mas deu presente para o Instituto Nacional do Câncer, que continua a contratar terceirizados pela Fundação Ary Frauzino. O INCA foi cobrado pelo TCU para encerrar contratos terceirizados e chamar concursados. Mas renovou em Janeiro o contrato 151/2011, até 31 de Março de 2015.

FIM DE FESTA

Com o 1º dia útil do mês ontem, este foi o Carnaval do Cartão de Crédito, porque muita gente não recebeu salário ainda. A ressaca virá na fatura do mês que vem.

SEM OBA-OBA

Na terça-feira à noite, um brasiliense notou presenças ilustres num supermercado do Lago Norte. Marina Silva enchia carrinho e a poucas gôndolas dela, o deputado federal Ricardo Berzoini também. Não se viram. E ambos ignorados pelos clientes.

NOVOS TEMPOS

O prefeito de Extrema (MG), Luiz Bergamin (PSDB), publicou na internet anúncio para contratar um engenheiro civil para seu secretário de Obras e Urbanismo – cargo tradicionalmente dado a aliados políticos potenciais.

PODER VOA..

Nicolas Maduro, da Venezuela, fez festa para o saudoso Hugo Chávez ontem, por um ano de sua morte. Mas mandou os caças russos Sukhoi, mais potentes do mundo, darem rasantes em Caracas, na véspera, como ‘ensaio’, amedrontando manifestantes.

ÊPA, ÊPA

O PSDB na campanha vai propor esticar o Bolsa Família por alguns meses para quem assinar carteira, mas o Ministério do Desenvolvimento Social já faz isso – e o benefício pode ser retomado a qualquer momento para quem perder emprego.

TROPA DE ELITE

O ex-presidente do BC Henrique Meireles, CEO da JF Holding, é o principal palestrante do MIT Latin American Conference no Sábado em Boston, com presenças do economista brasileiro Marcos Troyjo e outras autoridades de Brasil, EUA e México. O grupo vai debater no MIT como as mudanças nas políticas macroeconômicas afetam diferentes regiões da AL, e perspectivas para a indústria.