Coluna Esplanada

Revistado em presídio, ministro da Justiça decide visitar unidades federais

Leandro Mazzini

Um episódio que poderia ser entendido como afronta a uma autoridade foi acolhido com simpatia pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o incentivou a tomar uma decisão: vai visitar todas as penitenciárias federais do País.

Serão cinco unidades, porque o caso aconteceu na primeira, a de Porto Velho (RO), no fim de Janeiro. Autoridade máxima, o ministro Cardozo foi submetido a revista detalhada. Ele e comitiva foram obrigados pela direção a retirar objetos e sapatos, e a passarem por detector de metais, para entrar na ala de detentos.

O scanner apitou seguidas vezes nas passagens do ministro. No vai e volta, Cardozo descobriu um minúsculo clips no bolso do paletó. Gostou do que viu, e quer testar a segurança nas outras unidades.

Cardozo passou em Porto Velho após visitar a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB-MA), no famigerado caso do Presídio de Pedrinhas.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook    

_________________________

VICE-PRETERIDOS

Dois vices ficaram chupando dedo nas negociações para suceder governadores. Em Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) rifou o vice João Lira (PDT). Campos preferiu o secretário de Fazenda, Paulo Câmara. Em Minas, Alberto Coelho (PP) foi preterido pelo tucano Pimenta da Veiga, o ex-ministro escolhido por Aécio Neves (PSDB) para disputar a sucessão de Antonio Anastasia. Pimenta da Veiga trabalhava quieto em Brasília, tocando seu escritório de advocacia, quando foi fisgado por Aécio, que o levou a tiracolo em visitas pré-eleitores por cidades mineiras. Aécio o testou e venceu a resistência inicial de Veiga.

NOTÍCIAS HERMANAS

A emissora America TeVé, de Miami, em língua espanhola, exibiu longa reportagem sobre Lula em Cuba, o chamando de novo consultor dos irmãos Castro.

ADEUS A GUERRA

O PSDB agendou para a próxima terça, às 19h, uma missa in memoriam de Sérgio Guerra na Catedral de Brasília. Aécio vai, e toda a cúpula do partido. FHC é esperado.

CINDERELA NÃO VALE

O ex-ministro condenado no Mensalão José Dirceu vai reduzindo a pena como ávido leitor, batendo recorde de leituras na cadeia em Brasília. Já teria lido 15 livros desde que detido – e reduzido em dois meses a pena. Mas a lista das obras é um mistério. Corre à boca pequena entre carcereiros da Papuda que os clássicos de Dirceu não passam de 20 páginas em letras garrafais. Vai de Pinóquio a Branca de Neve. Será?

48 HORAS DE PEIXE

O secretário-executivo do Ministério da Pesca, Átila Maia, visita hoje o governador do DF, Agnelo Queiroz, com projeto inovador. Pretende promover num centro de convenções em Brasília a Feira 48 horas de Peixe, um ensaio para expor aqui o que há de melhor no setor pesqueiro em todos os Estados, a fim de levar o know how brasileiro para a Expo Milão em 2015. Aliás, o setor cresce. O ministério anunciará semana que vem um recorde nacional.

INCA

A despeito da renovação de contrato para terceirizados com a Fundação Ary Frauzino, o INCA vai abrir concurso até julho para 583 vagas distribuídas para cargos de pesquisador, tecnologista, analista e assistente em ciência e tecnologia, e técnico.

TÁ BOM!

Da turma de 11 passageiros que viajou com a ministra Maria do Rosário no jatinho da FAB para o Rio, no Carnaval, quinta passada, cinco servidores da Secretaria de Direitos Humanos ficaram na Sapucaí para divulgar a campanha pelo fim da violência contra crianças e adolescentes. O quinteto jura que ficou a trabalho, nada de samba.. A ministra Maria do Rosário participou da abertura da campanha, na quadra da Estácio de Sá, na quinta, e depois decolou com o restante do grupo para Porto Alegre (RS).

ÊPA, ÊPA

Brasilienses estranharam o tema do famoso bloco Pacotão. O tema deste ano foi chacota contra Arruda e Joaquim Roriz. Nada sobre o atual governo, que ajudou em patrocínio.

PONTO FINAL

Aliás, Brasília é mais adepta a dança de quadrilhas que para bloco de carnaval..