Coluna Esplanada

Em novo presídio, mensaleiro terá cela individual em Ala das Autoridades

Leandro Mazzini

Será concluído em Dezembro o presídio federal ao lado do complexo da Papuda, em Brasília, para onde serão transferidos os mensaleiros presos.

Eles vão ocupar cela individual, numa ala especial para autoridades (ex-mandatários e condenados por crime do colarinho branco).

A ala não é apenas capricho para poderosos, mas necessidade: desde a condenação pelo STF, a Papuda chegou a abrigar até nove ex-deputados – alguns já foram transferidos. Como a tendência da Justiça é apertar o cerco a corruptos, políticos ou empresários, a demanda por vaga tende a aumentar na nova unidade.

Segundo a assessoria do Departamento Penitenciário Nacional, serão '208 celas para regime ordinário e 12 celas para RDD, todas individuais, com cama e móveis de concreto e instalações sanitárias’. As celas terão 7,4 m². Atualmente, na Papuda – presídio do DF – quatro mensaleiros dividem cela bem menor.

Até o fechamento da Coluna, eram oito os ex-mandatários presos: José Dirceu, João Paulo Cunha, Bispo Rodrigues, Valdemar da Costa Neto, Romeu Queiroz, Pedro Henry, Pedro Correa e Natan Donadon. Além do ex-dirigente petista Delúbio Soares.

Também condenado, José Genoino, com problemas cardíacos, cumpre prisão domiciliar. Na Papuda permanecem cinco mensaleiros ex-parlamentares, porque Queiroz foi transferido para Belo Horizonte, Correa para unidade em Pernambuco, e Henry para Mato Grosso.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook    

____________________________

ABUSANDO DA SORTE

Surge à boca pequena entre advogados defensores a tese de que os mensaleiros absolvidos pela Formação de Quadrilha deveriam processar os ministros do Supremo.

ESCAVANDO A HISTÓRIA

O grupo dissidente de familiares de desaparecidos políticos, contrário ao grupo oficial nomeado pela Secretaria de Direitos Humanos, pretende visitar até auarta a juíza Solange Salgado, da 1ª Vara Federal em Brasília, para apresentar documentos e citar o militar que quer revelar paradeiro dos corpos na Serra das andorinhas no Araguaia. O grupo quer que a juíza autorize novas buscas, comandadas pelo misterioso militar da reserva – que participara da Operação Limpeza. Ele pode indicar a localização de 22 corpos. É que o governo quer holofote, e o ex-oficial, a discrição, temendo ser morto.

MALDADE.COM

Em tempos de internet e pré-campanha, surge muita maldade apócrifa também: a polícia ainda não identificou quem espalhou mentira, nas redes sociais, sobre o Bolsa-Prostituta de R$ 2 mil, de projeto que seria da senadora Ana Rita (PT-ES).

NOVO JORNALISMO

Uma boa notícia. Os excelentes jornalistas Felipe Seligman, Andrei Netto, Breno Costa, Fernando Mello e Marc Sangarne lançaram o portal http://indiejournalism.com/pt-br/ .

FREIO DE MÃO

Empregados da empresa de ônibus Santo Antônio, do ex-senador Valmir Amaral, que passa por dificuldades, estão assustados: oficiais de justiça penhoram até pneu furado.

O JESUÍTA

Veja como o Papa Francisco, também jesuíta como foi o José de Anchieta, revoluciona a Igreja. O pontífice vai bancar, por decreto, a canonização do famoso Padre que morreu no litoral capixaba em 1597. Há 417 anos o Vaticano trata com desdém a situação. Em tempo, Padre Anchieta foi um dos fundadores de São Paulo – e não apenas a capital. Andando pelo litoral até o Sul da Bahia, fundou vários vilarejos hoje conhecidas cidades. Foi beatificado por João Paulo II. Enfim, o espanhol será um santo ‘brasileiro’.

OPÇÃO PETISTA

O economista Guilherme Lacerda, ex-presidente da Funcef e diretor do BNDES, com aval do presidente estadual do PT, João Coser, colocou seu nome à mesa para se candidatar ao governo do Espírito Santo, ou a vice de Renato Casagrande (PSB).

ÁGUAS DE MARÇO

Como o governo de São Paulo conta com as chuvas, o paulistano vai sofrer com esse racionamento de água. A Sabesp vai puxar das represas de Guarapiranga e Alto Tietê uma água mais suja, resultado de muito despejo químico.

MISTÉRIO

Um empresário figurão de Brasília, com bom trânsito nas cúpulas suprapartidárias, há dois meses repete que um partido prepara para amanhã, 10 de março, um anúncio que pode mudar o cenário eleitoral. A conferir.

TRATORANDO 

Em ano de eleição, os governos federal e de Minas disputam a preferência dos prefeitos distribuindo tratores, caminhões. O Estado é o segundo colégio eleitoral do País.

PONTO FINAL

Será que haverá mensaleiro preso para a inauguração do presídio federal?