Coluna Esplanada

Depois de PMDB e ‘Lulistas’, Dilma entra na mira da embaixadora dos EUA

Leandro Mazzini

Não bastasse a crise com o rebelde PMDB e o movimento ‘Volta, Lula’ de parte do próprio PT, a presidente Dilma Rousseff virou alvo da nova embaixadora dos Estados Unidos em Brasília, Liliana Ayalde – que a criticou muito, mas diplomaticamente e reservadamente.

Em almoço na terça com o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), a senhora Ayalde, citando repetidamente ‘a cúpula do governo’, disse que a relação esfriou muito, que o diálogo técnico vai bem, mas quando chega ao Palácio ‘nada anda’.

Os parlamentares foram convidados para o almoço por serem presidentes das Comissões de Relações Exteriores da Câmara e Senado.

Liliana Ayalde indicou que a intenção dos EUA é retomar a boa relação diplomática com o Brasil após a crise da espionagem. Lembrou que os negócios entre os dois países vão bem. Mas é importante para os norte-americanos, a pedido do presidente Barack Obama, retomar as conversações com Dilma.

A embaixadora também perguntou aos parlamentares sobre as dificuldades atuais das relações do Planalto com o Congresso na crise de governabilidade, sobre o Minha Casa e Minha Vida e mostrou-se muito curiosa sobre a entrada de cubanos no Brasil no programa Mais Médicos.

Os parlamentares juram que a embaixadora não assuntou a instalação da comissão no Congresso que terá acesso aos relatórios de espionagem da Abin e GSI – oficializada ontem.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook 

___________________

CORRIDA PARA O TCU

O governo deu aval para o senador Gim Argello (PTB-DF) ser o indicado para a vaga de Valmir Campelo no TCU. Já a ministra Ideli Salvatti, que deseja a outra vaga destinada ao Congresso, é dúvida – porque trata-se da vaga de José Jorge, egresso da oposição. Animados, Gim e Idelli já começaram campanha discreta no Senado para a futura sabatina. Almoçaram juntos com outros parlamentares na Terça, no gabinete da liderança do PTB.

‘PORTEIRA FECHADA’

Os tucanos abocanharam a Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Elegeram Eduardo Barbosa (MG), e terão direito a três vice-presidências: Duarte Nogueira (SP) e mais dois que serão eleitos. O PT, que acordou agora, trabalha para barrar.

GAROTINHO QUER CRESCER

O deputado Garotinho (PR) nega que será candidato ao Senado em qualquer chapa majoritária. O ex-governador garante que tem chances e disputará o governo do Rio.

CHARMINHO

Na segunda, após a posse dos ministros, Dilma chamou ao gabinete o governador aniversariante Jaques Wagner (63) e ordenou ao novo sexteto da Esplanada, presente na sala, que deem seguimento aos projetos na Bahia – em especial metrô e Minha Casa.

MESA ELEITORAL 

Uma mesa suprapartidária e bem animada chamou a atenção dos presentes na segunda à noite no Expand, em Brasília: Brizola Neto (PDT), Miro Teixeira (PROS), Lindebergh Farias (PT), Alessandro Molon (PT) e Stepan Nercessian (PPS).

SHEHERAZADE GANHA APOIO

Um grupo católico angariou 80 mil assinaturas de apoio a Rachel Sheherazade, no site citizengo.org, em defesa aos comentários da apresentadora do SBT, considerados por críticos muito conservadores e de direita.

CHOQUE NO POVO

O deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) vai protocolar ADI no STF para questionar a cobrança ilegal de impostos na conta de luz nos estados de São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Segundo ele, os Estados estão cobrando o ICMS sobre 100% do valor da conta, e não sobre 80% com o desconto dado pela União.

SEGUREM A CARTEIRA!

A Universidade das Ilhas Cayman promove no paraíso fiscal até amanhã um encontro internacional com políticos sobre combate à corrupção e lavagem de dinheiro. Desde 2007, o Brasil já bloqueou US$ 3 bilhões em contas suspeitas de lavagem e de dinheiro de corrupção – US$ 2,5 bi dos casos Banestado e Operação Satiagraha.