Coluna Esplanada

Copa: Policiais de 31 países entrarão fardados nos estádios

Leandro Mazzini

A Polícia Federal já fechou acordos com a Interpol em 31 países, que enviarão policiais para o Brasil durante a Copa do Mundo da FIFA.

Cada país destinará até sete policiais – e quatro deles terão autorização para entrar nos estádios, com suas fardas de origem, mas sem armas, para intimidar torcedores problemáticos de suas nações e até prendê-los, revela o chefe da Interpol no Brasil, o delegado da PF Luiz Eduardo Navajas.

A Interpol finaliza uma lista de potenciais torcedores problemáticos, entre eles os hooligans, que poderão vir ao Brasil e protagonizar protestos violentos, dentro ou fora dos estádios. O foco são os europeus e argentinos. Dos sete policiais de cada país, quatro entrarão e os outros três ficarão no entorno das arenas onde as seleções de seus países vão jogar.

A lista será enviada aos departamentos de imigração nos aeroportos, e eles serão identificados e revistados assim que desembarcarem, nas cabines de carimbos de passaportes.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook 

___________________________

VISTORIA OFICIAL 

A Comissão de Segurança Pública da Câmara vai visitar as comunidades da Maré e Alemão, para verificar as políticas de segurança das UPPs. Segundo o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), presidente da Comissão, há relatos de que a ocupação policial não é seguida da social, e o tráfico continua forte.

SIMPATIA HERMANA

Na esteira da antipatia de Dilma com Obama, o Brasil ingressou como amicus curiae do governo da Argentina na Corte dos Estados Unidos, no litígio do país hermano contra credores americanos por causa do calote de anos atrás. Agora, a Câmara dos Deputados quer detalhes, se o Brasil vai ter custos para a mãozinha amiga ao governo Kirchner. O secretário do Tesouro, Arno Augustin, e o assessor para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, serão convidados para audiência pública na Comissão de Relações Exteriores. Marco Aurélio, de tanto defender trapalhadas de países encrencados na AL, ganhou alcunha de Assessor Especial para Assuntos Bolivarianos.

A TODO GÁS

A CPI da Petrobras terá gás. Informação de bastidores garantida por diplomatas é de que, mesmo não precisando, o Brasil compra US$ 400 milhões a mais de gás líquido por mês, a mando do ex-presidente Lula, para ajudar o governo Evo Morales.

DORMIU NO PONTO

A assinatura do contrato com a Astra para a compra da refinaria em PAsadena foi em 1º de setembro de 2006. Mas o conselho da Petrobras não teria feito nova análise das cláusulas desde a iniciativa de compra meses antes.

CRIME SEM FRONTEIRAS

Os dados da Comissão de Segurança da Câmara, que criou subcomissão especial, são assustadores: o tráfico humano e de órgãos rende US$ 12 bilhões por ano no mundo.

SERT'ARENA

Para fugir do conceito ‘elefante branco’ extra-Copa, o governo do DF tem alugado o estádio nacional para shows. O desta semana é a gravação de um DVD de desconhecida dupla sertaneja. Anunciam o evento no ‘anel interno’ do Mané Garrincha.

NO ACOSTAMENTO

Sem quatro diretores, a ANTT segue criando resoluções-tampão para dar celeridade às licitações. Desde o início do mês, todo veículo pirata apreendido vai para o depósito em até 72h, mais rápido que antes.

FILA NÃO ANDA

Dia 18 vence o mandato do único diretor nomeado na ANTT. Para não ceder a pressão de partidos, a presidente Dilma segurou a nomeação de outros quatro diretores. Na Antaq, que cuidará da licitação dos portos, três das cinco diretorias estão vagas.

LATA DE SARDINHA

Um vídeo sobre a superlotação do metrô do Rio circula nas redes. Os seguranças dão jeitinho para fechar a porta, travada: empurrar passageiros com toda a força.