Coluna Esplanada

Os rasantes de André Vargas com jatinhos da FAB

Leandro Mazzini

Não foi só o doleiro preso Alberto Youssef quem cedeu aos caprichos do parlamentar. O vice-presidente da Câmara, agora licenciado deputado André Vargas (PT-PR), adora um jatinho e virou habitué dos aviões da FAB.

Quando substitui o titular Henrique Alves (PMDB-RN), solicita uma aeronave pela prerrogativa do cargo para viajar a Londrina, sua terra natal. Uma foto publicada em blogs do Paraná flagrou uma dessas comitivas de Vargas: eram três assessores, entre eles um maleiro e um ‘assessor-cabideiro’ só para levar seu paletó (veja aqui).

Vargas também usou jatinho da FAB para afagar políticos e desembargadores num roteiro por três capitais que reivindicavam as novas sedes dos Tribunais Regionais Federais, revelou a Coluna dia 4 de agosto de 2013 (lembre aqui).

À ocasião, o deputado viajou no jatinho para Curitiba, Belo Horizonte e Salvador – três das futuras sedes de TRFs – para garantir aos governadores os tribunais recursais.

Foi Vargas quem contrariou o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, e promulgou a criação dos quatro TRFs numa ausência de Renan e Henrique Alves.

Agora, o PT na Câmara pressiona o deputado Vargas a renunciar ao mandato, antes que sangre mais o partido. Há suspeita de que a PF tem um vídeo comprometedor dele com o doleiro Alberto Youssef.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook 

_______________

PF E A COPA

A Polícia Federal vai atuar forte no esquema de segurança para a Copa do Mundo. Serão 5 mil servidores envolvidos diretamente e já foram assinados 780 protocolos de parcerias com forças policiais e órgãos dos Estados, destacou o delegado Andrei Augusto Passos, diretor da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos. Andrei e outros 200 delegados participaram do VI Congresso Nacional de Delegados da PF em Vila Velha e Vitória. A ADPF entregará a autoridades do governo documento com propostas de melhorias para as atividades da corporação no País.

EXTRA B.O.

O ex-senador boliviano Andress Guzman, assassinado pelo motorista de Olacyr de Morais, era amigo de José Dirceu e anos atrás recebeu o ex-ministro do PT em sua casa em La Paz. Tinha várias fotos com Lula, e representava petroleiras no Brasil.

DESTRUIÇÃO IMEDIATA

Desde sexta, a Lei 12.961 sancionada determina aos delegados que qualquer plantação ou droga flagrada deve ser destruída de imediato. Antes, o prazo era de 30 dias.

CAMPANHA SEM LÁBIA

A PEC da Responsabilidade Eleitoral, do deputado Luiz Fernando Machado (PSDB-SP), vai a plenário amanhã. Por ela, todos os candidatos ao Executivo (prefeito, governador e presidente) deverão cumprir metas com base nas propostas da campanha. Ah, sim. A prevalecer o texto original da PEC da Responsabilidade Eleitoral, quem descumprir as promessas e metas ‘sem justa causa’ – e existem muitos na praça – fica inelegível por oito anos.

EXPEDIENTE PADRÃO FIFA

O governo federal entrou no padrão FIFA de governar. A Portaria 113 da ministra Miriam Belchior (Planejamento), de quinta-feira, autoriza fim do expediente às 12h30 em todos os órgãos federais em dias de jogos da Seleção do Brasil. Obviamente, sem prejudicar os serviços essenciais aos cidadãos como segurança e saúde, além, claro, ‘dos necessários à realização da Copa’.

VAZANTE

Não é só o sistema Cantareira que sofre com a seca. Baixou e muito o nível de água da represa da Usina Três Marias em Minas. O prefeito de Pirapora fez alerta.