Coluna Esplanada

Na largada da pré-campanha, PSB dá mostras de racha

Leandro Mazzini

O PSB deu mostras de racha no partido na largada da pré-campanha presidencial de Eduardo Campos.

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio de Lacerda (PSB), da capital do segundo maior colégio eleitoral do país, não foi ao lançamento da chapa Eduardo Campos & Marina Silva em Brasília nesta segunda-feira. Nenhum de seus secretários também apareceu.

Lacerda se recusou a disputar o governo de Minas e dar palanque a Eduardo. Apesar de socialista, o prefeito é grande aliado em BH de Aécio Neves, o pré-candidato do PSDB e futuro adversário de Campos.

Em Minas, inclusive o presidente do diretório do PSB mineiro, deputado federal Júlio Delgado (também próximo de Aécio), recusou candidatura. Mas Delgado, aliado de primeira hora de Campos, vai coordenar a campanha do socialista em Minas. O cotado para pré-candidato do PSB no Estado é Apolo Eringer Lisboa, um aliado de Marina.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook 

____________________

O TRIBUNAL E O CORRETOR

Engana-se quem pensa ser um poço de mágoas o senador Gim Argello (PTB-DF), após sucumbir sua candidatura a ministro do Tribunal de Contas da União, mesmo avalizada pelo Palácio do Planalto. Corretor profissional antes da vida pública, Gim é considerado um dos maiores investidores de imóveis do País e, apesar da derrota na política, vai muito bem nos negócios.

Há seis anos, segundo amigos, investe em um resort 5 estrelas considerado o melhor de Pirenópolis, cidade histórica e turística a 150 km de Brasília. O hotel se expandiu como condomínio premium, e há dois anos terrenos foram vendidos em poucas semanas para milionários de São Paulo, Brasília e Goiânia. O resort terá nova expansão e heliponto, uma exigência dos clientes. Haverá boom de preços, porque neste momento a Câmara de Vereadores analisa plano diretor para transformar a área rural do resort/condomínio em urbana. A assessoria informou que o senador está fora de Brasília e só volta após a Semana Santa.

REVIRAVOLTA 

Gim tornou-se senador após ter herdado a vaga de Joaquim Roriz, que renunciou em 2007. Se não tentar a reeleição, pode se viabilizar como empreendedor imobiliário. Gim Argello tentaria a vaga do ministro Valmir Campello, potencial candidato ao Senado no DF apoiado pelo atual senador, mas agora o cenário pode mudar e Gim decidirá se disputa a Casa Alta ou não.

VENDETA

O senador do PTB está brabo com os petistas, que não apareceram em plenário na sessão de urgência de sua indicação. É que a outra candidato ao TCU é a ex-senadora Ideli Salvatti. Mas ela tentará o cargo de José Jorge, ex-senador do DEM, uma vaga teoricamente reservada a um indicado da oposição.

_______________________

COMPANHEIRISMO AÉREO

Um blogueiro da Venezuela denunciou que, apesar da crise econômico, o governo Nicolas Maduro empresta por tempo indeterminado três jatinhos para Cuba, para uso de Raúl Castro e de seus ministros. São três modelos Falcon, avaliados em US$ 110 milhões. As matrículas são YV-2053, YV-1128 e YV-1129.

BRASIIILLL

A oposição estranhou o tucano Pimenta da Veiga chorar porque foi indiciado pela PF no caso Valerioduto. ‘Imagine a gritaria se for julgado e condenado’, ironiza observador.

TRAGÉDIA FAMILIAR

Morreu neste domingo a filha do ex-prefeito de Juiz de Fora Alberto Bejani (PTB), um habitué da Polícia Federal acusado de receber propinas de empresas de ônibus na cidade (quando preso, a PF achou em seu cofre um vídeo do próprio recebendo boladas). A filha fora presa em janeiro deste ano por anunciar na internet casas inexistentes para aluguel em balneários. Há suspeita de suicídio.

PECHINCHA HISTÓRICA

Uma prova do bordão de que o Brasil é um país sem memória – e que não preserva a que tem. Está à venda na ilha de Paquetá, na Baía da Guanabara no Rio, a casa de praia de José Bonifácio, o Patriarca da Independência. Foi lá que ficou exilado em 1834, e foi nela que redigiu as principais ideias republicanas. É tombada pelo Patrimônio Histórico. Os herdeiros pedem R$ 1,5 milhão, pela sede e 4 mil m². Ah, e de brinde o novo dono leva toda a mobília original e quadros da época. Esta e outras exclusivas na Coluna na revista VOTO deste mês, na rede Cultura.

NÃO É MENTIRA

O cineasta Silvio Tendler lançou 1º de abril o documentário Militares Da Democracia: Os Militares Que Disseram Não. Entre os protagonistas Ivan Proença, hoje professor de jornalismo no Rio, que foi Capitão dos Dragões da Independência à época. Proença já contou a alunos: quando capitão, recusou ordens superiores de prender alunos da UERJ rebelados. Proença foi perseguido pelo Exército e deu baixa na Força.

PONTO FINAL

Com aliados assim o Eduardo Campos não precisa de adversário na campanha