Coluna Esplanada

Força tarefa com Dilma e Barbosa ajudou Wagner na Bahia

Leandro Mazzini

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), teve apoio dos maiores representantes de dois Poderes ontem para liquidar a greve dos policiais militares e evitar que Salvador se tornasse vitrine mundial de quebra-quebra e desordem às portas da Copa da FIFA.

A presidente Dilma Rousseff dedicou toda a agenda ao caso, e ligou para Wagner seguidas vezes. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, também telefonou para o petista em solidariedade, segundo assessoria do governador, e referendou decisão da corte de barrar greve de serviços essenciais, como segurança pública.

Dilma tem seus motivos políticos também. Ela precisa do estado, quarto maior colégio eleitoral do País. Por um momento, a presidente esqueceu a crise da Petrobras. Mandou para a Bahia o ministro da Justiça, José Cardozo, e o brigadeiro Juniti Saito, interino da Defesa.

A situação ficou tão ruim que a Marinha e o Exército mandaram mil soldados, cada, para as ruas. Setorizaram por bairros o policiamento militar.

Os PMs iniciaram greve mesmo com acordo assinado mas recuaram no fim da tarde desta quinta-feira. Houve motivação política, diz Wagner. Segundo ele, dois líderes dos grevistas são candidatos a deputado.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

_______________________

AGENCIADOR NO XILINDRÓ 

Revela é a delegada Tatiane Almeida, chefe na PF da Unidade de Repressão ao Tráfico Humano: recentemente um estelionatário pedófilo se passou por agenciador de modelos e atrizes mirins para uma novela infantil, exibida por canal brasileiro. Garimpava menininhas em cidades, tirava fotos (algumas seminuas) e depois extorquia as famílias. A Polícia Federal mantém um núcleo de vigia para casos de tráfico de pessoas e de prostituição, em especial durante a Copa da FIFA. Fez parceria com a CNBB para a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é o combate ao tráfico humano.

ATTENTION, PASSENGERS

A British Airways iniciou interessante campanha. Exibe em seus voos para o Brasil um vídeo institucional, com participação dos craques da seleção inglesa, alertando para o crime de pedofilia e tráfico de pessoas. O disque-denúncia aqui é o 180.

RODANDO À BAIANA 

A presidente Dilma confirmou para Jaques Wagner que visitará Itabuna, reduto do Carlismo e do DEM, dia 29. Na cola, vai o candidato ao governo Rui Costa. O PT nacional está de olho na ascensão do prefeito de Salvador, ACM Neto, cuja gestão segue bem avaliada. Muitos pensaram que o Carlismo tinha morrido com o avô.

TRANSPARÊNCIA.. NO POÇO

Em tempos de dinâmica na internet e transparência nos órgãos públicos, a ANP deixa a desejar: quem deseja acessar os valores pagos pela produção de petróleo e gás a cada município e Estados este ano não encontra nada no site. Os dados são de 2013.

ROTA INGLESA 

Continua um mistério entre petistas do alto estrelato a ponte aérea São Paulo-Londres do ex-ministro Antonio Palocci. Todo-poderoso de dois presidentes da República, ele só conversa com Lula. Dilma o chama de Paloccinho.

TURBULÊNCIA.. NO CHÃO

Engendra-se nos pátios e saletas dos terminais uma greve nacional de aeroportuários durante a Copa do Mundo. A turma faz isso todo Natal para tocar o terror no governo. Resta saber agora como vai ser, com o Planalto sem controle de alguns aeroportos.

CAI-NÃO-CAI 

Dois grandes esqueletos de construção de sete andares se destacam na paisagem da quadra 302 Norte, em Brasília. São dois blocos de apartamentos funcionais de deputados abandonados por construtora que quebrou. A Câmara Federal licitou a obra, a construtora recebeu R$ 3 milhões, derrubou paredes e literalmente quebrou. A Câmara jura que não tomou prejuízo, mas nada mais andou.