Coluna Esplanada

São Paulo e Rio podem receber mais de mil jatinhos na Copa

Leandro Mazzini

airport

Jatinhos em Johannesburgo na final da Copa – a quantidade era tamanha que, sem pátio e hangaragem, foram parar na grama. Foto : www.corporatejetinvestor.com

Para quem ainda se pergunta por que a Copa da FIFA terá abertura em São Paulo – e não no Rio de Janeiro ou em Brasília, com estádios melhores que a Arena Corinthians, ainda muito criticada até pela entidade organizadora do torneio: capacidade aeroportuária.

Não foi por ser a maior cidade brasileira ou ter uma boa rede hoteleira – Rio e Brasília também possuem – que São Paulo foi a escolhida pela FIFA.

O primeiro requisito e um dos principais avaliados pela entidade é a rede de aeroportos na capital e região metropolitana para os convidados chefes de Estado e empresários e turistas do mundo inteiro que vão desembarcar no Brasil em jatos executivos apenas para o evento.

Nenhuma outra sede tem uma rede tão próxima de bons aeroportos para jatos executivos: Congonhas (Campo Belo), Cumbica (Guarulhos), Campo de Marte (Santana), Viracopos (Campinas) e Jundiaí. Com exceção de Campinas, a 90 km da capital, os outros ficam num raio de até 40 km. Distâncias consideradas pequenas em razão da rede viária.

A FIFA leva a sério esse quesito. Na final da Copa de 2010 em Johanesburgo, na África do Sul, cerca de 800 jatinhos de bacanas convidados e turistas que compraram ingressos lotaram os pátios dos aeroportos da região. Esse montante de aviões não cabe nos pátios do Galeão e Santos Dumont, no Rio, ou no JK de Brasília.

O grande desafio será para a capital fluminense, que sediará em julho a final da Copa. O governo estuda abrir inclusive a pista da Base Aérea Militar de Campo dos Afonsos, na Zona Oeste, e melhorar a logística de Jacarepaguá – usado apenas por aviões de pequeno porte e escolas de aviação.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

____________________________

alck

Everaldo e Alckmin, com respectivas esposas, foram as estrelas políticas em festa religiosa no Brás no sábado

ALIANÇAS POLÍTICO-ECUMÊNICAS

Quarto nas pesquisas de intenção de votos, o presidenciável Pastor Everaldo (PSC) está ‘comendo pelas beiradas’ como o dito popular, e tem fechado palanques estaduais suprapartidários que possam lhe garantir votos e a vitrine entre os primeiros. Na quinta, ele se reúne com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo, e anunciará o apoio do PSC ao tucano, que tentará a reeleição.

Nas últimas semanas Everaldo fechou palanques com Henrique Alves (PMDB-RN), Raimundo Colombo (PSD-SC), Pedro Taques (PDT-MT), e Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ). Everaldo quer se tornar o ‘noivo’ da vez para Eduardo Campos ou Aécio Neves num eventual segundo turno. Aliança com Dilma, de jeito nenhum.

REZA FORTE

Everaldo encontrou-se com Alckmin no sábado, na festa de aniversário do pastor Samuel Ferreira (Assembleia de Deus) no bairro do Brás.

ROTEIRO

As próximas negociações do quarto nas pesquisas serão na Bahia, Maranhão, Ceará e Brasília. Já tem grupo de acadêmicos que prepara programa de governo para campanha

______________________

TEM JEITO, MAS..

A boa vontade e a sensatez são o de menos no ato voluntário de devolução dos eletrodomésticos saqueados por moradores do grande Recife durante a greve da PM. A maioria das devoluções são feitas por mães envergonhadas e porque a PM está entrando em cada casa da região dos supermercados invadidos, conta fonte de Pernambuco.

..COM MUITA VONTADE

Pesou no ato voluntário, também, claro, a vergonha da gente trabalhadora da comunidade que pressionou quem fez o estrago. Na melhor tese: somos pobres, mas não ladrões. De certa forma, é um avanço moral e um exemplo.

______________________

omar

Omar Aziz – lançado por Eduardo ao governo, foi rifado na chapa e se virou contra o padrinho. Foto: ABr

 CRIA X CRIADOR

Fato surpresa o racha entre o governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), a cria, e o senador Eduardo Braga (PMDB), o criador. Braga, que fechou com o PT, vai disputar o governo, de novo. E Omar o Senado, por outra chapa. A reunião foi quente.

MAIS POR VIR

Não se assuste o eleitor amazonense se as próximas semanas revelarem casamento de boto com pirarucu neste cenário pré-eleitoral. Tem mais por vir.

______________________

UFC EXCELÊNCIAS..

A assessoria da Comissão de Relações Exteriores do Senado explica que é apenas da Casa Alta, e não mista, como pensaram alguns deputados, a missão aprovada pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) para ir à Venezuela. A confusão surgiu porque o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu para incluir um deputado a seu convite.

..NOCAUTEIA SEU BOLSO

Resultado: com o imbróglio nas comissões, as duas Casas aprovaram missões para a Venezuela – os deputados também irão. Ambas vão visitar a Assembleia Nacional e ouvir prós e contras o governo Nicolas Maduro. A conta dupla, nós pagamos.

______________________

sula

Sula – quer cantar no Congresso Nacional. Foto: sertanejooficial.com.br

SULA EM BRASÍLIA

Mais um nome do meio artístico resolveu enveredar pela política em Brasília. A Rainha dos Caminhoneiros, a cantora Sula Miranda, assume hoje em Brasília a Coordenadoria do PRB Transporte, contra roubo de carga. Ela é candidata a deputada.

______________________

PENSANDO O BRASIL

O PCdoB promove hoje mais uma rodada de debates com intelectuais brasileiros, na Câmara, sobre o futuro do País. Inscrições no site do partido.