Coluna Esplanada

Lula e Alckmin endossam Arruda na disputa em Brasília

Leandro Mazzini

arruda

Arruda – ele renunciou ao Senado no escândalo da violação do painel. Teve outra chance e, eleito governador, foi preso. Agora, tentará nova oportunidade. Foto: ABr

O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (PR), que lidera as pesquisas de intenção de votos para o governo, encontrou-se com o ex-presidente Lula (PT) e com o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Foram reuniões distintas e reservadas, há duas semanas em São Paulo. Arruda foi defender-se pessoalmente das acusações da operação Caixa de Pandora, que causaram sua prisão ainda em mandato em 2010, e buscar apoio moral de ambos. E conseguiu.

Apesar de denunciado pelo MP à Justiça do DF, Arruda não foi julgado ainda e é ficha limpa. Por isso vai se candidatar. Sua vice na chapa será a filha de Joaquim Roriz, ex-governador de Brasília.

PANORAMA

O PR, de Arruda, é aliado da presidente Dilma Rousseff e do governador tucano paulista. É comandado por um detento, o mensaleiro Valdemar da Costa Neto.

CENÁRIO 

Os mais avaliados pré-candidatos em Brasília hoje ao Palácio Buriti, além de Arruda, são o governador Agnelo Queiroz (PT) e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB). O deputado federal Antonio Reguffe (PDT) deverá disputar o Senado.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

_________________

PP DE BOLSONARO

Um grupo ligado ao deputado militar Jair Bolsonaro (RJ) quer lançá-lo candidato ao Planalto, e ameaça boicotar o partido se a convenção não decidir por nome próprio na eleição.

CHUMBO GROSSO

O deputado Roberto de Lucena (PV-SP) está numa luta solitário. Aprovou comissão externa para investigar a contaminação por chumbo em Santo Amaro (BA), e cidades de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Uma multinacional francesa faz extração há décadas. Dados sigilosos com o deputado indicam a existência de 500 T de chumbo enterradas perto da sede na Bahia, e lixo tóxico em terrenos onde há árvores frutíferas e hortas.

_________________

BAIXINHOS

O clima esquentou ontem na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara com a presença de Xuxa, que ganhou assento à Mesa. A comissão votaria relatório da Lei das Palmadas, apoiada por ela, e a bancada evangélica, contra, considerou afronta a presença da apresentadora, cuja decisão fora do relator Alessandro Molon (PT-RJ) e avalizada pelo presidente Vicente Cândido (PT-SP)

xuxa

Xuxa, ao lado de Cândido – nunca passou por tamanho constrangimento público. Claro, tinha que ser em Brasília. Foto: ABr

CONSTRANGIMENTO 

Mas a situação quase virou caso de polícia quando o deputado Pastor Eurico (PSB-PE) disse em alto e bom som, mirando ela, que Xuxa não tinha moral para representar ninguém porque protagonizou filme erótico em 1982.. Um silêncio constrangedor tomou a sala. Ao saber do ocorrido, o presidente da Câmara, Henrique Alves, baixou pessoalmente na CCJ e cancelou tudo – retomaram às 18h30, e o relatório foi aprovado, sem a presença da artista.

''XOU DA XUXA'' 

A loura apareceu na Câmara com quatro seguranças particulares. E a Casa acionou meia dúzia de seguranças – não se sabe se por integridade física ou para preservar a bolsa.

_______________________

‘DEMISSÃO’

A mando do presidenciável Eduardo Campos – que não quer briga com Xuxa ou com a Globo -, o PSB destituiu ontem à noite da CCJ o deputado Pr. Eurico, por ter lembrado o famigerado filme de Xuxa. Tomou seu lugar o líder Júlio Delgado (PSB-MG).

CONTAGEM PROGRESSIVA

O caixa da Infraero está apertado. A tradicional festa de aniversário –chegou aos 41 – dia 30, será restrita apenas aos funcionários que completam ‘10, 20, 30 e 40 anos de serviços prestados à Empresa’, segundo e-mail do presidente Gustavo do Vale.

PAPELÃO 

‘A estrutura do nosso Judiciário é praticamente a mesma do tempo da ditadura. O Legislativo hoje, em todas as suas esferas, dá golpes no poder Executivo’. As palavras são do ex-presidente do Ipea Marcio Pochmann, à Carta Maior.

CALMA, GENTE

A senadora Gleisi Hoffmann recusou inversão de pauta no plenário, a pedido do senador Ferraço (PMDB-ES), para apreciação do projeto que extingue a cobrança de taxa dos ‘Terrenos de Marinha’ – que rende milhões por ano ao Tesouro. Para Gleisi, Ferraço mandou recado na hora: ‘Pau que dá em Chico dá em Francisco..’

SUPERÁVIT AGRADECE

Atualmente mais de 500 mil famílias que residem em imóveis nas faixas litorâneas e de lagos considerados patrimônio da União desembolsam a taxa para os cofres.

______________________

leite

Otávio Leite – pela segurança do espaço aéreo, ele quer fim da farra de drones nas mãos de qualquer um. Foto: PSDB

SEGURANÇA AÉREA

Com a farra de drones pilotados como brinquedos por civis, o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) quer que a pilotagem seja restrita às Forças Armadas, órgãos de inteligência da Presidência e Secretarias de Segurança dos Estados. Apresentou projeto 5942/13. Isso inclui em especial os VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado. Mas o foco são os drones, a cada versão mais populares e potentes, com fácil manuseio. A ideia é proteger a aviação civil. No início do ano, um avião da AA nos EUA quase foi atingido por um drone durante um pouso. O desastre seria grande.

_____________________

Sugestões, pautas, denúncia: envie e-mail para pauta@colunaesplanada.com.br