Coluna Esplanada

Novo sistema impediria apagão por mau tempo no Galeão e Santos Dumont

Leandro Mazzini

 

nevoeirovale

Avião durante pouso autorizado no Santos Dumont sob neblina fraca no Rio. Foto: srzd.com

O famoso bordão ''Imagina na Copa'', tão citado nas redes sociais há mais de dois anos, acabou ocorrendo no Rio de Janeiro na terça-feira, mas por causa do mau tempo.

O nevoeiro matinal que encobriu a cidade, que vez ou outra obriga os aeroportos a paralisarem as operações, deixou milhares de passageiros – entre eles muitos turistas – sem voos no Santos Dumont e no Internacional Tom Jobim (Galeão). Centenas perderam viagem e a oportunidade de ir a jogos da Copa.

Um vexame para o governo brasileiro, que poderia ter evitado isso a tempo.

A Infraero (Santos Dumont) e concessionária (Galeão) alegaram mau tempo com o nevoeiro, mas o ''apagão'' de quatro horas, que proibiu pousos  e decolagens e cancelou mais de 30 voos, seria evitado se os aeroportos contassem com o ILS 3, de auxílio a pilotos.

A chiadeira de comandantes brasileiros e estrangeiros é notória na Infraero: O País ficou para trás na tecnologia ILS (Instrument Landing System), sistemas instalados nas torres de controle que ajudam pilotos a aterrissarem com precisão e segurança em locais com muita chuva ou neblina – como no caso do nevoeiro da terça.

O Galeão e o Santos Dumont possuem o ILS 2 e 1, respectivamente. Não suficientes. Grandes aeroportos do mundo operam com o ILS 3, que dá precisão aos comandantes de aterrissarem e decolarem com apenas 10 metros de visibilidade. Ou seja, quase às cegas, mas garantidos e seguros pela alta tecnologia que o governo não adquiriu.

O ILS é fundamental para operação diária nos aeroportos com muita incidência de nevoeiro ou chuvas, como Guarulhos (Aeroporto de Cumbica), Curitiba (Afonso Pena), Porto Alegre (Salgado Filho), Manaus (Eduardo Gomes) etc.

A turma da cabine passa um aperto na descida, quando não desiste e muda o aeroporto de destino. A justificativa é aquela que você já ouviu: más condições climáticas. Coisa que o sistema avançado resolveria.

Porém, dos aeroportos da Infraero, segundo informou a estatal, 17 operam com ILS I, o mais fraco – aproximação por instrumento com altura de decisão não menor que 60 m e visibilidade não menor que 800 m – ou contato visual com a pista não menor que 550m. Uma situação considerada quase normal pelos profissionais.

Só o Galeão, no Rio (agora concedido), e Curitiba têm o ILS Categoria II (aprox. 60 m, não menor que 30 m, e contato visual com a pista não menor que 350 m). Enquanto na maioria dos grandes e médios aeroportos do mundo o sistema usado é o ILS 3.

Atualização Quinta, 19, 16h52: Destaco os seguintes comentários pertinentes dos leitores, para lembrar que a responsabilidade também é das companhias aéreas no treinamento de pilotos:

Marcos291 – Faltou ao nobre colunista informar que atualmente NENHUMA companhia aérea brasileira tem interesse em utilizar-se do ILS CAT III devido aos custos impeditivos de homologação e treinamento. Em GRU, 100% da utilização do referido equipamento é feito por CIA´s estrangeiras.

Senemix45 – É impossível instalar ILS no Santos Dumont, por conta do relevo, mas existe tecnologia como o RNP AR que, apesar de não ser tão precisa, é mais barata e está disponível, porém nem todas companhias estão habilitadas a operar. E não adianta instalar CAT3 no Galeão se as companhias aéreas não capacitarem suas tripulações, e já disseram que não tem interesse visto que o investimento não compensa. A natureza impõe limites à aviação, principalmente em aeroportos como Santos Dumont que só continua operando pela sua ótima localização, perto do Centro e da Zona Su do Rio. Essa comodidade vem com o ônus de sofrer mais impacto meteorológico e gerar ruído em bairros como Santa Teresa e Laranjeiras. Fica a critério do passageiro correr o risco, principalmente em épocas do ano que aumentam a ocorrência de nevoeiros.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook