Coluna Esplanada

Decisão de PTB com Aécio passa por palanque de Gim em Brasília

Leandro Mazzini

gim

Gim Argello – tudo passa por ele no PTB. Foto: Ag. Senado

Longe dos holofotes, a despeito da gritaria do líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes, grãos petistas veem digitais do senador Gim Argello (DF) na decisão de o PTB, até sexta governista, surpreender ao anunciar apoio a Aécio Neves (PSDB) na disputa presidencial.

Apesar de Benito Gama ser hoje o presidente do PTB, quem manda na legenda e controla as bancadas é o senador brasiliense.

Após o PT fazer vistas grossas à sua frustrada indicação para o TCU, Gim decidiu tentar reeleição e fechou com Aécio no DF, por sobrevivência política. O senador compõe chapa de José Roberto Arruda (PR) ao governo, o ex-governador preso pela PF em 2010 no chamado ‘Mensalão do DEM’. O adversário deste grupo político é o atual governador Agnelo Queiroz, do PT – palanque de Dilma no DF.

CERCADO

Arruda está na mira do TJ. Até hoje é ficha limpa, apesar de preso, indiciado pela PF e denunciado pelo MP. O TJDFT agendou para o fim do mês julgamento de seu caso.

OU SEJA

Arruda pode ser inocentado e se candidatar ao Buriti, ou ficar inelegível. Se isso ocorrer, ele apoiará Eliana Pedrosa (PPS e não DEM, como publicado anteriormente, do qual saiu), com quem Gim também fechou.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook   

__________________________

TREM DA ALEGRIA

Dia 20 uma ordem do Ministério das Comunicações abriu porta para grupo de funcionários se transferir para a Anatel. Os salários da Agência são melhores.

___________________________

A GRANDE JOGADA

cabral

Sérgio Cabral – estratégia dupla. Foto: ABr

Ao desistir de disputar o Senado, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) faz uma jogada de esperto. Enquanto apoia a presidente Dilma, pela sua aliança de primeira hora com Lula, Cabral também avalizou a aliança do PMDB no Estado com Aécio Neves (PSDB). Ele quer virar ministro, e desta forma e tem grandes chances de ser: ou de Aécio, ou de Dilma – se Eduardo Campos não vencer a eleição. Cesar Maia (DEM) será o candidato na chapa de Luiz Pezão.

___________________________

FÉ ELEITORAL 

Um presentão da presidente Dilma para entidades religiosas em Brasília. Saiu discreto no D.O. há dias: igrejas e templos instalados em áreas irregulares ou não autorizadas nos limites do DF, até 31 de dezembro de 2006, estão por decreto regularizadas e proprietários ainda terão direito a negociar compra e venda. Lobby de bancada do DF.

À ESPERA 

Luiz Paulo Vellozo Lucas enviou e-mail para amigos e explicou que, por decisão da executiva nacional foi adiada a convenção do PSDB no sábado em Vitória (ES). Os tucanos decidem se lançam candidato ou se aliam a Paulo Hartung (PMDB) – que pode ser candidato aliado do PSDB ao governo ou Senado.
____________________________

BARBOSA DEBAIXO DO VIADUTO 

barbosa-viaduto

Uma pilastra do viaduto da Av. Marechal Floriano sobre a Linha Verde, em Curitiba, ganhou a imagem do ministro do STF Joaquim Barbosa, homenageado em grafite. É parte do projeto Mural Street of Styles, com apoio do Ministério da Cultura.

___________________________

Sugestões, pautas, denúncias: envie e-mail para pauta@colunaesplanada.com.br