Coluna Esplanada

Comissão da Verdade anunciará nova lista de mortos e desaparecidos

Leandro Mazzini

Além da exumação do corpo do ex-bancário Abelardo Alcântara, preso e torturado pela Polícia do Exército em 1970, a Comissão Nacional da Verdade vai rever os números oficiais de mortos políticos durante o regime. Hoje contam 362 óbitos e desaparecimentos, mas devem chegar a 400 – conta fonte da CNV. A Comissão entregará dia 10 de dezembro o relatório para a presidente Dilma. A assessoria apenas afirma que ‘Até o fim dos trabalhos, a CNV deverá publicar um novo número’.

DESPEDIDA

A CNV encerra seus trabalhos dia 16 de dezembro. A entrega do relatório final dia 10 leva o simbolismo de ser o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

JUSTIÇA PARA ABELARDO

A Comissão confirmará para breve a exumação do corpo de Abelardo Alcântara, morto há 44 anos. Foi investigação de estudante de jornalismo quem provocou a reviravolta.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook   

_______________________________________

HOMO SAPIENS

A segunda Turma do STF recebeu denúncia do MPF (inquérito 3344) contra o deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), por ter omitido R$ 300 mil em doação da Sapiens Tecnologia na prestação de contas de 2006. O caso pode complicar a candidatura do brasiliense.

_______________________________________

TAXIANDO NA VIZINHANÇA

A argentina Inframérica, que administra o Aeroporto JK em Brasília, encontrou um obstáculo para o ambicioso projeto de Cidade Aeroportuária, com hotéis e shopping: Uma dezena de concessionárias de automóveis há décadas ocupa a área externa de propriedade da Infraero, em contratos camaradas com a estatal. Questionada se as revendedoras estão com contratos vencidos ou se vão ser retiradas da região, a Inframérica apenas resumiu-se a responder que ‘As concessionárias localizadas no sítio aeroportuário de Brasília estão com contratos vigentes’.

VALE LEMBRAR

Enquanto a Copa da FIFA rola com festa e seleções africanos por aqui, metade da população da República Centro-Africana, de 2,5 milhões de pessoas, precisa de assistência médica urgente; 600 mil se deslocam sem parar por causa dos conflitos entre etnias, revela a Organização Médicos Sem Fronteiras.

PERIGO REAL E IMEDIATO

Cientistas políticos apontam o risco de consolidação de ditaduras civis no pós-Chavez. O presidente Nicolas Maduro se mexe para ficar. Rafael Correa, presidente do Equador, trabalha para mudar a Constituição e incluir a Reeleição por tempo indeterminado de presidentes. Evo Morales, da Bolívia, atua para disputar o terceiro mandato em outubro.

FÊNIX SERRANA

Mais bela cidade serrana castigada pelas chuvas do verão de 2011, Nova Friburgo (RJ) reinaugura amanhã dois ícones da cidade: a praça do Suspiro e o teleférico.

_________________________________

O MINISTRO

aliedouol

Charge de ALIEDO – http://aliedo.blogspot.com

A relação da presidente com o ex-governador Sérgio Cabral já foi melhor.

Em Julho de 2012, Dilma e Cabral conversaram por mais de uma hora dentro do carro dela, na base aérea do Aeroporto do Galeão. Cabral saiu do automóvel crente de que seria ministro nessa virada de 2014. Mas apareceram suas ligações com Fernando Cavendish, da Delta, na CPI do Cachoeira. Revelaram-se as fotos das farras do governador em Paris e Monte Carlo, e as manifestações de Junho passado enterraram suas pretensões. Se hoje Dilma chamar Cabral para um café, ele sai no lucro.

Por isso Cabral passou a fazer jogo duplo, para de alguma forma apostar que ficará com o Poder: Deixou o PMDB fluminense cair no colo de Aécio Neves, enquanto aos holofotes faz juras de apoio para Lula e Dilma.

_________________________________

PONTO FINAL

Curiosamente no mesmo dia em que a PF prendeu quadrilha de venda de lotes em assentamentos no Tocantins, grupo de sem-terra invadiu a sede do INCRA em Brasília.