Coluna Esplanada

Dirceu dribla função de emprego para não perder semiaberto

Leandro Mazzini

O emprego de organizador de biblioteca num escritório de advocacia para o ex-ministro José Dirceu foi um drible necessário para que o apenado saísse da cadeia em regime semiaberto.

Dirceu é advogado, poderia trabalhar como tal, mas corre risco de perder a qualquer momento o registro na Ordem dos Advogados do Brasil. É que a OAB-SP abriu processo administrativo para analisar se cassa ou não a carteirinha de Dirceu, por ser condenado em ação penal e cumprir pena.

Atualizado sexta, 27, 11h22: O caso virou uma novela. Começou com denúncia à OAB nacional em Brasília, que alegou jurisprudência da seccional SP, e o imbróglio dura meses. Corre em segredo de Justiça (lembre aqui)

OU SEJA

Se trabalhar como advogado – além de ir contra os princípios da Ordem – Dirceu poderia voltar para a cela de imediato se a OAB eventualmente decidir cassar o registro.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook   

______________________________

MILITÂNCIA EM CAMPO

sarney

Após José Sarney anunciar que vai desistir da vida pública este ano, seu último mandato, surgiu no Amapá movimento ‘Fica Sarney’, com adesivos para carros e artes que circulam por e-mail com foto sorridente do veterano político.

______________________________

VERGONHA NACIONAL 

No dia de Portugal x Gana no estádio de Brasília, pela Copa da FIFA, um evento privado, todos os órgãos públicos federais e do DF tiveram folga ontem…

ALIANÇAS REGIONAIS

Aécio e Eduardo Campos vão se afinando nos Estados mais do que o PT esperava. Candidato do PSDB ao governo do DF, Pitiman reuniu-se com Rodrigo Rollemberg, o candidato do PSB. O tucano avalia retirar a candidatura para apoiar o socialista.

EPA, EPA

Num corredor da Câmara há bela exposição sobre o presidente Getúlio Vargas. Mas uma foto de bottom com frase é estranha: “Para Deputado Federal Getúlio Vargas 1456”. Deve ter sido um xará do presidente Vargas, candidato posteriormente, já que o número 14 do PTB só veio em 1980, no registro do PTB com Ivete Vargas.

_______________________________

PADILHA EM CAMPO 

padilhavale

Como nova celebridade política, Alexandre Padilha (PT) não escapa agora de nada. Foi fotografado com a esposa a caminho da arena nacional em Brasília, para Brasil x Camarões na segunda, com a camisa da seleção e a escrita ‘Padilha 13’ nas costas.

_______________________________

MAIS EMBATE

Mais capítulo do embate entre delegados e procuradores. O Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) ouviu de vários parlamentares que a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), de tanto opinar, virou a dos ‘Palpiteiros da República’. Procurada, a ANPR não se manifestou.

___________________________

Pautas, sugestões e denúncias: envie e-mail para pauta@colunaesplanada.com.br