Coluna Esplanada

Deputado quer extinguir o Feriado da Proclamação da República

Leandro Mazzini

aliedo-sabado

Charge de ALIEDO – http://aliedo.blogspot.com

Ex-governador de Minas Gerais, o deputado federal Newton Cardoso (PMDB-MG), o conhecido Newtão, quer mudar a História – e entrar para ela, claro.

Ele pretende extinguir o feriado da Proclamação da República, todo dia 15 de Novembro. Seu projeto 6757/13 altera a lei 662/49 que define os feriados nacionais.

Na sua justificativa, o deputado diz que a Proclamação da República em 1889, feita pelo Marechal Deodoro da Fonseca, não teve a participação popular como o 7 de Setembro, da Independência do Brasil. O projeto é terminativo (não vai a Plenário) e só falta passar pela Comissão de Cultura e CCJ.

Newtão (que não declarou a independência de Minas) leva a sério seu projeto de lei e tem pedido apoio de colegas desde o fim do ano passado.

PATRIMÔNIO REPUBLICANO

O ex-governador, que entrou pobre e saiu rico do Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, certo dia se gabou de ter R$ 5 bilhões em patrimônio, quando questionado por repórter.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook   

____________________

PITO…

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, deve ter ficado com ódio do prefeito de Caruaru, José Queiroz, ex-dirigente pedetista por 19 anos. Além de ter apoiado a candidatura do senador Armando Neto (PTB) ao governo de Pernambuco, desautorizou o grupo de Queiroz a fazer qualquer acordo com os aliados de Eduardo Campos (PSB).

lupi

Lupi – aliado de novo, ele enquadrou o PDT de Pernambuco por Dilma. Foto: ABr

..PELO PODER

É que fica muito feio para o PDT, no Estado onde Lula e a presidente Dilma vão trabalhar forte por ela. O partido há dias anunciou apoio incondicional ao PT nacional e manteve o Ministério do Trabalho. Nada que Campos possa prometer a Lupi..

_____________________

ECONOMICIDADE, UM BOLÃO!

Não foi só na quinta-feira que o funcionalismo público em Brasília parou para assistir a Portugal x Gana, pela Copa da FIFA, um evento privado. A Câmara e o Senado emendaram a folga ontem por, segundo justificaram, ‘economicidade’.

DOIS LADOS

Algo da democracia madura. A despeito da Comissão Nacional da Verdade, que investiga torturas e mortes provocadas por militares no regime, pululam também nas ruas e redes sociais (principalmente do Rio e SP), abaixo-assinados por Justiça e indenização para familiares de militares mortos em atentados de guerrilheiros.

_________________________

lugo

Foto: ABr

E AGORA?

Lula e a presidente Dilma reclamaram em declarações, pelo PT e oficialmente pelo governo, a deposição do colega Fernando Lugo, o ex-bispo católico e ex-presidente do Paraguai, um lutador pelas classes e pelo povo oprimido. Partidos de esquerda vieram na esteira do desabafo, acusando o golpe da direita conservadora paraguaia. No último dia 22, Lugo declarou, sem rodeio: ‘Eu não sou de esquerda, nem quero ser’. Diz que sempre foi pelos 'mais pobres' ( leia aqui ). Mas as declarações confundiram todos. Não se sabe ainda se uma revelação ou uma estratégia para retomar o Poder.

_________________________

MORDIDA NO BOLSO

Expulso da Copa por prática antidesportiva, o jogador Luizito Suárez sentiu ontem a primeira mordida no bolso: a uruguaia 888Poker, que o patrocina há apenas dois meses, rescindiu o contrato com o atleta.

TEMPOS DE VIOLÊNCIA

Após 13 anos de ocupação os EUA deixam o Afeganistão. Mas pesquisa da Organização Médicos Sem Fronteira, entre fevereiro de 2013 e fevereiro deste ano, revela que 87% das mortes no país foram provenientes da violência da guerra.

PONTO FINAL

Com os mensaleiros fora da cadeia a trabalho, vai ter Quadrilha nas festas de Julho!