Coluna Esplanada

Volta de Arruda no DF já causa confusões partidárias

Leandro Mazzini

Imbróglio eleitoral em Brasília. Alertado pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB), o presidenciável Aécio Neves ligou para o presidente do PPS, Roberto Freire, e o alertou que o partido teria de explicar muita coisa ao eleitor ao se aliar ao indiciado José Roberto Arruda (PR) para o governo do Distrito Federal.

Atualização sexta, 4, 12h30 – Diz o deputado Izalci que não conversou com o presidenciável sobre isso, que quem resolve situações do tipo é Eduardo Jorge e que luta pela união do partido.

É que a deputada distrital Eliana Pedrosa (PPS), ex-DEM, usou a prerrogativa de ser a presidente do diretório no DF e  se proclamou vice de Arruda sem consultar a executiva.

A chapa formalizada pelas executivas no DF até aqui envolve PPS e DEM em apoio a Pitiman (PSDB), o candidato ao governo. Eliana foi aliada de primeira hora de Arruda, quando ele era governador do DF, até ser preso pela Polícia Federal na esteira da Operação Caixa de Pandora.

Apesar de indiciado, preso e denunciado, Arruda ainda não foi julgado pelo TJDFT acusado num processo de improbidade administrativa, e continua ficha-limpa. Conseguiu numa manobra judicial adiar o julgamento previsto para fim do mês passado, e o seu processo voltou para o STJ. Ganhou tempo, apenas.

O PPS destituiu Eliana do comando do diretório, mas ela manteve sua posição de concorrer com Arruda.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook   

____________________

A HORA DA VINGANÇA

Todas as empresas de telefonia do Brasil correm contra o tempo para se adequarem à resolução da Anatel, e criarem um serviço online de cancelamento de linhas e serviços a partir do dia 8. Mas como nada no mundo é perfeito, não será o fim do call-center (há uma preocupação prioritária com os milhares de empregos no setor). Apesar do futuro serviço online, as operadoras terão 48 horas para tentar, por telefone, convencer o cidadão a manter o serviço. Será a hora da vingança do consumidor.

TÃO LONGE, TÃO PERTO

Alerta na Copa: Epidemia de Ebola na África voltou forte, 20 anos depois. Guiné, Serra Leoa e Libéria receberam medicamentos. Anvisa de olho em turistas destes países.

A CONFERIR

Do deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR): Aécio ganha a eleição nos Estados de Minas Gerais para baixo. Com Minas e SP, sai com pelo menos 7 milhões de votos de frente.

SABATINA À VISTA

Os presidenciáveis podem ter as primeiras sabatinas no Congresso Nacional. O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, vai convidar os principais candidatos para apresentação de plano de governo para a área diplomática. Os requerimentos vão a votação semana que vem.

BOLA CANTADA..

Com a apuração sobre a seleção de Camarões, suspeita-se de que a máfia russa atue nos vestiários e casas de apostas de Londres e Ásia por resultados. Ninguém escapa da investigação, nem jogadores, juízes tampouco os dirigentes da FIFA. A Justiça italiana já investiga jogadores como o goleiro da seleção, Buffon, Gattuso e Brocchi, ex-craques da Azzurra por suspeita de combinação no ‘Italianão’.

ALIADO, MAS..

O candidato Armando Monteiro (PTB) terá o apoio de Dilma e Lula em Pernambuco mas não poderá utilizá-los no Guia Eleitoral. Terá de se resumir em dizer que tem apoio da dupla. Porque o PTB liberou as coligações com outros partidos locais.

COM A BOLA

O jovem Gustavo Vieira foi eleito presidente da Federação Capixaba de Futebol. A entidade, com nenhuma expressão no cenário nacional, terá o desafio agora de levar algum time às séries B ou A do Brasileirão. O último time na Série A foi em 2001. Gustavo, apesar de jovem, tem escola.