Coluna Esplanada

Geladeira eleitoral esquenta campanha de Agnelo em Brasília

Leandro Mazzini

geladeira-uol

A distribuição das geladeiras, semana passada, numa satélite do DF: fila por horas pelo sonho da geladeira nova.

A cena pitoresca e seria digna de uma novela com Odorico Paraguaçu. Debaixo de sol a pino no cerrado brasiliense, nesta época de seca, centenas de cidadãos ficam horas na fila, ao lado de suas geladeiras – quando não com a ajuda de uma carrocinha puxada por mula. Caminham calmamente arrastando o aparelho até o caminhão contratado pelo Governo que distribui um presentão: uma geladeira novinha.

A cena se repete desde dezembro de 2011 e se intensificou nos últimos dois meses nas cidades satélites do Distrito Federal, onde o governador Agnelo Queiroz (PT), pai da bondade, tentará a reeleição – e a distribuição não vai parar durante a campanha.

Cambaleando nas pesquisas, mas com rejeição alta em todas as sondagens, o governador petista, pelo visto, arrumou um jeito oficial de angariar votos nas comunidades carentes: A distribuição de geladeiras novas com a desculpa de promover a ‘eficiência energética’, sob coordenação da estatal de energia, a CEB. Desde 2011, já foram entregues 13.356 aparelhos novinhos.

agnelo

Charge de ALIEDO – http://aliedo.blogspot.com

TÁ BOM…

Segundo a CEB, o programa 'Cidadania com Energia' beneficia moradores cadastrados e a situação é avaliada por equipe do GDF. Os beneficiados são aqueles ‘que vivem na escuridão’, e o programa ‘contempla a população de baixa renda’, num projeto de ‘eficiência energética’.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook   

_____________________________

CHAPAS CONCORRIDAS

Os nomes do Distrito Federal para o Senado: José A. Reguffe (PDT) disputa na chapa de Rollemberg (PSB); Gim Argello (PTB) na de José Roberto Arruda (PR). Geraldo Majela (PT) segue com Agnelo. Só há uma vaga.

E O CULPADO?

A Câmara aprovou merecidamente o Projeto de Lei que prevê pagamento de pensão vitalícia para a atleta Laís Souza, que ficou tetraplégica em tombo no treinamento no Canadá. Mas o COB não dá um pio sobre quem foi o gênio que incentivou – ou obrigou – a jovem a trocar a ginástica olímpica pela pirueta com esqui na neve. Tudo a ver.. O COB investiu muito para competir nos Jogos de Inverno de Socchi (Rússia), em modalidades nas quais o Brasil não tem experiência alguma. E só deu vexame.

_____________________________

JOGO COMBINADO

lobinho

Lobinho – pelo de cordeiro pelo clã Sarney. Foto: ABr

Edison Lobão Filho, o Lobinho, candidato do PMDB ao governo do Maranhão, fechou o discurso com o clão Sarney – leia-se Roseana e o pai José – que decidiu se licenciar dos mandatos (não da Política): diante da alta rejeição à família em todas as classes, e sem os Sarney na disputa, Lobinho vai posar de renovação e contra a oligarquia.

_____________________________

ESPLANADA NA COPA

Na conversa com patotinha de jornalistas, o técnico Felipão desabafou que se arrependeu muito de ter convocado um craque, mas com emocional fraco – em campo e fora dele – nos momentos decisivos.

PAPA NA CORÉIA

O Papa Francisco decidiu seguir os passos do Papa peregrino, o Santo João Paulo II: viajar muito, todos os meses. Marcou viagem para a Coréia do Sul, em agosto. Lá, a Igreja tem 1.673 paróquias, 35 bispos e 4.561 sacerdotes, segundo boletim do Vaticano.

VOZ DO LULA?

Piada em Brasília: o comercial de TV de um chocolate veiculado diariamente na TV aberta parece ter narração do ex-presidente Lula. Confira no link

PONTO FINAL

Quem é o Felipão que está na Copa? O campeão mundial de 2002 ou o que despachou o Palmeiras para a ‘segundona’ em 2012?

______________________________

Pautas, denúncias, sugestões: envie e-mail para pauta@colunaesplanada.com.br