Coluna Esplanada

Felipão e Marin escapam de convocação no Congresso Nacional

Leandro Mazzini

marin

Marin – à vista, nenhum cerco oficial por ora. Foto: blogdojuca

A diretoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o técnico Luiz Felipe Scolari escapam, por ora, de uma dor de cabeça político-institucional.

Por muito pouco, parlamentares insatisfeitos não conseguem brecha para convocar Felipão e José Maria Marin, presidente da CBF, ao Congresso para prestarem esclarecimentos sobre o fiasco na Copa.

É que antes da aprovação da Lei Geral da Copa, houve discussão em gabinetes sobre estender os benefícios fiscais à FIFA para a CBF. Neste caso, haveria – e muito – dinheiro público investido no time que deu vexame histórico na derrota de 7 a 1.

O deputado Romário, aliás – agora candidato ao Senado – defende há anos uma investigação completa na entidade, dentro ou fora do âmbito do Congresso.

aliedo-sabadovale

LÁ A COISA PEGA!

Ressalte-se que os técnicos das seleções da França e da Rússia foram chamados aos Parlamentos de seus países para justificarem aos congressistas a eliminação dos times..

MÃE GENTIL..

O governo federal foi uma Pátria Mãe Gentil para a FIFA: deu imunidade tributária total para a entidade, e cedeu os estádios, construídos com financiamento público.

MARCAÇÃO CERRADA

Vale lembrar que a CBF já foi alvo há poucos anos de uma CPI na Câmara, onde o então presidente Ricardo Teixeira foi esculachado por desmandos.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

________________________

VOLDEMORT .. 

Valdemar - Aécio e Sarney foram primeiros padrinhos. Foto> UOL

Valdemar – Aécio e Sarney foram primeiros padrinhos. Foto> UOL

Da série “as voltas que o mundo dá…”. Apelidado à boca pequena de Voldemort – o vilão dos filmes de Harry Potter –, o chefão do Partido da República (PR), Valdemar da Costa Neto, preso na Penitenciária da Papuda em Brasília, deve seu primeiro emprego na vida pública e sua entrada na política a Aécio Neves e a José Sarney.

.. E OS PADRINHOS

Aécio e Sarney foram padrinhos da indicação de Valdemar para uma Diretoria no Porto de Santos. O apelido faz jus às práticas nada republicanas que levaram Voldemort à cadeia, e agora ele mostra o porquê: ameaçou romper com a presidente Dilma e apoiar o amigão Aécio – o que rendeu novamente o Ministério dos Transportes para o PR.

_____________________________

PERGUNTINHA BÁSICA

Não é segredo entre gabinetes que o aval para a aliança do PTB com Aécio Neves foi dado numa rápida consulta ao chefão Roberto Jefferson. Cabe às autoridades descobrirem como foi essa interlocução. Jefferson está detido em presídio do Rio, onde não se pode usar celulares ou internet – para esse tipo de consulta relâmpago.

BRASIIILLL

Com aval de Valdemar da Costa, o PR terá José Arruda candidato ao governo do DF – o ex-governador que saiu num camburão do Palácio em 2010. Se a Justiça não barrar, eis um cenário pitoresco bem a cara do Brasil das frouxas leis e Código Penal: um ex-detento candidato ao governo, filiado a um partido comandado por um presidiário.

_______________________

BARBAS DO PODER

Uma determinação de Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, foi seguida à risca (ou à cara) por seus súditos. Bispos, pastores e obreiros há meses deixam a barba crescer – a exemplo do chefe – para a inauguração do Templo de Salomão dia 31 de julho em São Paulo.

edir

Reprodução de TV

O  Templo de Salmoão é uma megarréplica do Templo de Jerusalém construído séculos atrás pelo rei de Israel, agora reverenciado. Congressistas, todos os ministros do governo Dilma e todos os governadores receberam convites. A presidente vai, claro.

_______________________

O PLEBEU

Quem desembarcou nesta sexta à tarde no Aeroporto da Zona da Mata, em Goianá (MG) não deu bola para um senhorzinho sentado solitário num banco na saída. Descabelado, barba por fazer, cigarrinho de palha à boca, camiseta furada com paletó mal passado. Era o ex-deputado Edmar Moreira, o 'Deputado do Castelo' – cuja megaconstrução fica ali perto. Vive seus dias de ócio, mas não distante da política.

1950 & 2014

Do leitor Luiz Serra, de Brasília:

''Um comentarista expôs a pergunta: “O trauma da derrota é pior do que o de 1950?”. Ora, bolas! Até então, nunca tínhamos sido campeões mundiais. Estávamos começando a abrir o mundo do nosso futebol para que os pernas de pau de hoje faturassem rios de dinheiro. Perdemos de 2 x 1 para o Uruguai, depois de golear todas as demais seleções. E, pior a emenda do que o soneto, começou, na época, em várias instâncias da mídia, um sistemático preconceito contra o negro Barbosa, que levou um gol à queima-roupa. Mais: o excelente Barbosa morreu pobre, ajudado apenas pelo clube que o consagrou. Ari Barroso e gente fina da mídia alimentaram a tese de racismo contra o goleiro, e até hoje contemplamos esse maldito resquício opinativo''.

PONTO FINAL

Piada em Brasília: A presidente Dilma contratou cubanos para lançar o “Mais Jogadores'' para a Copa da Rússia.