Coluna Esplanada

Silêncio oficial do serviço de inteligência incomoda o Congresso

Leandro Mazzini

palacio

Planalto – Pela primeira vez o governo terá de revelar ao Congresso os gastos secretos da Presidência. Foto: Ascom Presidência

É ensurdecedor o silêncio oficial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e da sua subordinada Abin – Agência Brasileira de Inteligência’.

Os órgãos não responderam ainda ao Congresso Nacional os pedidos de divulgação, para seleto grupo parlamentar, dos relatórios de espionagem e gastos secretos do Planalto.

A tutela dos documentos, agora por lei, deve ser também da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso – que por ora faz papel de boba nessa história.

Este ano os gastos secretos apenas da Presidência já passam de R$ 3,5 milhões.

PELA SOBERANIA.. 

Somente este ano, os gastos secretos do Planalto, da ABIN e do GSI já ultrapassam R$ 5,1 milhões em prol da Segurança e da Soberania…

LÁ E CÁ

Em países democráticos como o nosso, como EUA, França, Itália e inclusive nações latinas, é natural a divulgação para o Parlamento. Menos aqui.

LOGO ALI

A Câmara dos Deputados do Paraguai acaba de aprovar a criação de uma Secretaria Nacional de Inteligência.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

_________________________

SENTOU O SARRAFO

Com seu candidato bem atrás nas pesquisas para o governo de Pernambuco, o presidenciável Eduardo Campos (PSB) partiu para o ataque ao adversário. Desceu o sarrafo em Armando Monteiro Neto (PTB) em discursos em comício e reuniões com socialistas no Recife. Diz que Armando não tem experiência em administração pública.

armando

Monteiro – ele lidera as pesquisas, mas nos bastidores, a piada é que virou um embate entre o coronezinho (Campos) x o playboy (Monteiro)

CORONÉ X PLAYBOY

‘É um filinho de papai que nunca administrou coisa nenhuma’, ao contrário do seu candidato Paulo Câmara que foi presidente da Empetur – Empresa Pernambucana de Turismo – e secretário da Fazenda de Pernambuco, tem repetido Campos.

___________________________

OLIGARQUIA 

Armando Neto é filho do ex-banqueiro e usineiro Armando Monteiro Filho e irmão de Eduardo Monteiro, também usineiro que já foi considerado o maior escravocrata do Brasil. Sua fazenda Gameleira foi alvo de três operações do MP do Trabalho anos atrás, onde foram ‘libertados’ mais de mil lavradores.

TÃO LONGE, TÃO PERTO

Informes chegaram ao serviço secreto no Brasil e de países latinos: o Sendero Luminoso voltou no Peru. Mas nem tanto. Uma tropa de elite do governo descobriu e desativou a tempo uma célula do grupo que estocava armas, munições e explosivos em Cuzco – cidade turística muito visitada por estrangeiros.

___________________________

A VERDADE DO CAMPO 

kehl

Kehl – Ela prioriza pesquisas sobre vítimas indígenas e lavradores, tão esquecidos pela mídia. Foto: Comissão da Verdade de Porto Alegre

A Comissão Nacional da Verdade vai divulgar no fim do ano lista atualizada de mortos e desaparecidos, que passara dos 362 para perto de 400. Mas pode ser muito maior. Há um trabalho minucioso de equipe coordenada por Maria Rita Kehl sobre as vítimas indígenas e lavradores, de regiões longe dos holofotes da imprensa à época.

___________________________

 

FUTEBRAS 

De leitor, sobre a presidente Dilma e o ministro Aldo Rebelo (Esporte) defenderem participação do Estado no Futebol: ‘Vai ser criada a Futebras. Vai ser criada a Bolsa Futebol. A camisa da seleção já não será amarela. Será vermelha com a Estrela do PT’.

PONTO FINAL 

Na Copa, até o placar de uma semifinal foi superfaturado: 7 a 1. E saiu barato!