Coluna Esplanada

Briga de Barbosa com Lewandowski envolveu Dilma e Cardozo

Leandro Mazzini

stf

Foto: pragmatismopolitico.com

Joaquim Barbosa x Ricardo Lewandowski, o round nos bastidores da toga.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal não foram ainda às vias de fato porque não se encontram pessoalmente, mas o embate verbal ferve entre os dois.

Barbosa adiou sua aposentadoria porque soube, dez minutos antes de assinar o ato em seu gabinete, semanas atrás, de que o desafeto Lewandowski – que ocupará o seu lugar na sucessão – exoneraria sumariamente todos os servidores do gabinete.

Joaquim Barbosa pediu prazo para sair até agosto porque trata do remanejamento de cada um dos funcionários para outros departamentos do STF e órgãos da União.

FICOU BRABO

Irritado com o ato do inimigo, que não deu explicações da estratégia de contra-ataque, Lewandowski ligou para o gabinete da presidente Dilma Rousseff para saber o que aconteceu.

Dilma acionou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo – que contatou de imediato Barbosa. O presidente do STF detalhou a situação e Cardozo passou à presidente.

QUEM MANDA 

A presidente da República fez chegar a Lewandowski a resposta, e com um recado claro: como foi Barbosa quem pediu para sair da Corte, ele sai quando quiser..

‘TERRA ARRASADA’

A expressão que chegou a seu conhecimento e atormentou Joaquim Barbosa era que Lewandowski disse que seria ‘terra arrasada’ sobre as exonerações.

Barbosa preocupou-se porque são dezenas de servidores no gabinete cedidos de outros órgãos, como o Ministério Público – de onde é egresso. Ficou para cuidar de todas as transferências.

AFAGO NO CAMAROTE

A presidente Dilma Rousseff, ciente do imbróglio entre os ministros, quis fazer um agrado ao atual presidente. Telefonou, e convidou o ministro Joaquim Barbosa e seu filho para assistirem da Tribuna de Honra a final da Copa da FIFA no Maracanã. Barbosa foi, mas não apareceu nas lentes das câmeras.

DESCE A CORTINA

A assessoria de Barbosa não retornou. A de Lewandowski disse que ‘não foi feito contato dessa natureza’. A Coluna mantém a versão. A de Cardozo, no MJ, informou que não tem essas informações.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

________________

SABE DE NADA..

Foi o próprio PR, partido do deputado federal Tiririca (SP) – que tenta a reeleição – quem pediu na Justiça a retirada de sua propaganda do Bom Negócio na TV. A decisão do TSE de retirada do anúncio, que conota propaganda eleitoral irregular.

.. POR ORA

É apenas liminar. O caso ainda vai a plenário. Até decisão, o palhaço-deputado continua no ar e nos sites de vendas da internet.

CADÊ VOCÊS?

Até ontem, a presidente Dilma não saiu do gabinete ainda para um corpo-a-corpo nas ruas, como fazia Lula na tentativa de reeleição. Aécio Neves (PSDB) mui pouco, mas vai intensificar a partir de agora. Eduardo Campos (PSB) está direto nas ruas.