Coluna Esplanada

Julgamento de argentinos presos na Copa abre crise diplomática

Leandro Mazzini

Um Brasil x Argentina, desta vez no campo judicial, gerou uma nova guerra entre os dois países.

A prisão de dois torcedores argentinos que brigaram com brasileiros num jogo da Copa em Brasília abriu crise diplomática sem precedentes entre as nações.

A dupla foi detida após espancar um perito da Polícia Civil e um servidor público na arquibancada durante o jogo Argentina x Bélgica pela Semifinal.

Alberto Criscenti, 43 anos, e Emiliano Rios Duda, 36, estão detidos na Penitenciária da Papuda desde o dia 5 de Julho e serão ouvidos pela Justiça do DF dia 1º de agosto.

A Argentina considera o caso como abuso. O Primeiro-Secretário do Consulado, Gabriel Herrera, diz que é ‘um exagero inédito’, porque outras brigas em estádios foram resolvidas nos Juizados Especiais.

MALDADE

Emiliano e Alberto foram indiciados por tentativa de homicídio. Segundo a denúncia no TJDFT, por depoimento de testemunhas, eles chutaram muito uma das vítimas, inclusive desacordada.

A Justiça do DF manteve a prisão preventiva da dupla por considerar o crime muito mais violento do que outras brigas ocorridas durante a Copa, e a dupla pode ir a júri popular no Brasil.

OUTRO LADO

Mas para o Consulado, ‘não tem sentido nenhum ter iniciado uma ação penal na Justiça do DF (..), baseada numa qualificação dos fatos exagerada e inadmissível’.

O Consulado ainda indica que há corporativismo na denúncia, na prisão e na possibilidade de julgamento no Brasil, por uma das vítimas se tratar de um perito da Polícia Civil.

Os argentinos são defendidos por dois advogados acionados pelo Consulado.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

___________________

VOCÊ PAGA

O deputado federal André Vargas, o amigo – e pretenso sócio – do doleiro preso Alberto Yousseff, vive uma maré mansa: continua no cargo e recebe salários e benefícios. Ele foi citado na Operação Lava Jato da PF, por tráfico de influência e tentativa de maracutaia em contrato com o Ministério da Saúde.

VIDA MANSA

Vargas tem processo na Comissão de Ética da Câmara, que não decidirá mais nada este ano por causa das campanhas que esvaziam o Congresso. E seu processo no TSE (nº 41149), no qual o PT pede seu mandato, está parado na mesa da ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral.

LIXÕES

Embora o governo e milhares de prefeituras fechem os olhos, a existência de mais de 3 mil lixões no País é alvo de insistente trabalho do Ministério do Meio Ambiente para resolver a questão juntos aos municípios. Como notório, a Lei de Resíduos Sólidos, sancionada há quatro anos, deu prazo até dia 2 de Agosto para fim dos mesmos.

HÁ SALVAÇÃO 

Segundo o Ministério, a gestão para fim dos lixões inclui políticas para créditos financeiros para o setor de reciclagem e logística de reserva. A notícia boa é que mais de mil municípios já possuem aterros sanitários, como manda a lei.

BRASIIIILLL

Ou seja, é uma prova de que muitas leis no Brasil funcionam muito bem mesmo no papel, apenas, e que continuamos o País do Deixa pra Depois..

_____________________

Sugestões, pautas, denúncias: envie e-mail para pauta@colunaesplanada.com.br