Coluna Esplanada

‘Querem que o CNJ atue como censurador’, diz magistrado sobre livro

Leandro Mazzini

marlon

Foto: antoniocavalcantefilho.blogspot

País que luta e preza pela consolidação das instituições democráticas e liberdade de expressão, o Brasil vive uma situação sui generis.

O juiz Márlon Reis, um dos principais idealizadores da Lei Ficha Limpa, prepara sua defesa para apresentar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Órgão criado para fiscalizar e disciplinar ações dos magistrados, inclusive punir, o Conselho se vê diante de curiosa denúncia feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN): julgar a conduta do juiz sobre o livro ‘Nobre Deputado’, no qual Márlon narra bastidores do podre modus operandi de candidatos que se elegem para qualquer cargo através da corrupção.

Alves alega que ao não citar personagens reais e usar da ficção, o autor generaliza a denúncia e mancha a imagem do Congresso Nacional. Por seu lado, o magistrado defende-se: ‘Querem que o CNJ atue como censurador’, desabafa o juiz.

Márlon criou um personagem fictício, mas há quatro anos investiga mazelas do submundo da compra e venda de votos, e com dinheiro público, para eleger corruptos.

SÓ NO PAPO

O juiz diz que ainda não foi notificado pelo CNJ, mas prepara tranquilo sua defesa. Seu livro ganhou apoio de dezenas de políticos, mas nenhum deles assume publicamente..

BIOGRAFIA 

No site da coluna há biografia com curiosidades e revelações sobre o estudante ex-violeiro de bar, e vendedor de melancias, que se tornou ícone da magistratura eleitoral.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

______________________________________

CASERNA NAS RUAS

Mais da caserna nas ruas, sobre o monitoramento de movimentos sociais pelo Exército sob tutela do Alto Comando: uma prova de que os militares estão de olho na ebulição das ruas com Black blocs, sem teto e sem terra foi a frase do novo comandante do Comando Militar do Sudeste, General João Camilo Pires: ‘Temos a obrigação de evitar uma guerra civil sangrenta’.

______________________________________

SOZINHO NO MUNDO 

lind

A executiva nacional do PT deixou sem caixa o diretório do Rio e magoa o candidato ao governo Lindbergh Farias (PT), reclamam os marqueteiros pelos cantos. Em baixa nas pesquisas e abandonado até pela presidente Dilma, Lindbergh quer ir à forra e acredita que os 4 minutos de TV a partir do dia 20 vão lhe garantir o segundo turno. Mas há quem diga no comitê que isso é maldade espalhada pela oposição.

______________________________________

TRANSPARÊNCIA HERMANA

O Parlamento do Paraguai aprovou lei que obriga os executivos e funcionários de Itaipu, de seu lado, a divulgarem seus salários e benefícios na internet. Ok, feito. Falta o lado de cá, que não divulga os benefícios que aumentam, e muito, os ganhos dos funcionários e diretores.

DESINFORMAÇÃO É.. TUDO 

Uma pesquisa nas mãos do PMDB do Rio mostra que 23% dos fluminenses – grande parte deles da capital – ainda pensam que Sérgio Cabral é o governador.

EU, HEIN!

O Senado sedia exposição de fotos dos dois anos da Ascensão (leia-se morte) do Reverendo Sun Myung Moon, norte-coreano que deixou fiéis de sua seita pelo mundo e no Brasil, onde especula-se também ter deixado bilhões de reais em terras no Centro-Oeste.

VITALZINHO CAI-CAI 

Depois de puxarem seu tapete para nomeação no ministério da Integração, agora alguém quer derrubar, literalmente, o senador Vital do Rego (PMDB-PB). Mal sentou na sua cadeira ontem no plenário do Senado e ela quebrou, ele quase foi ao chão.

PARALEGAIS 

É comemoração do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em guerra com a OAB por causa do Exame e da carteirinha. A Câmara aprovou, em fase terminativa (sem ir a plenário), o projeto de lei 5.749/13, que cria a carreira dos Paralegais – os que não passam no Exame mas podem trabalhar como assistentes de colegas. Agora, o Senado.

O PESO DO PT 

Deve ser o peso do PT, que carrega nas costas há anos no Congresso. O senador Eduardo Suplicy foi visto ontem caminhando abatido e muito curvado, com indícios de escoliose, na quadra 309 Sul em Brasília. Suplicy disputa com José Serra e Gilberto Kassab a vaga para o Senado este ano. Pelo cenário, há grande chance de um destes dois pode lhe tirar o mandato.

FUGA EM MASSA 

a Médicos Sem Fronteira soltou comunicado de que não há segurança em Gaza nem para seus colaboradores. Israel está explodindo tudo o que vê pela frente.