Coluna Esplanada

Plano de Aécio prevê pacote de medidas drásticas se eleito

Leandro Mazzini

aecio

Aécio e o avô – o neto guarda o plano que Tancredo colocaria em prática

Caso vença a eleição, Aécio Neves (PSDB) vai preparar na transição inevitável pacote de medidas drásticas para recolocar o País no rumo, o já chamado nos bastidores Plano Trimestral.

A despeito de o Brasil atravessar sem sobressaltos a crise internacional, a economia estagnada e medidas paliativas de incentivo à indústria não têm dado resultados, segundo a oposição.

O Plano Trimestral, com austeridade total e corte de cargos e gastos correntes do governo, é herança do avô Tancredo Neves, guardado a sete chaves desde a sua morte. Por isso Aécio soltou na entrevista ao Jornal Nacional que ‘não vou temer tomar as medidas que forem necessárias’.

Nos comitês de campanhas é consenso em todas as frentes: Caso a presidente Dilma se reeleja ou vença Marina Silva (PSB), quem entrar no gabinete terá de tomar atitudes enérgicas, diante da indicação de recessão em 2015.

A REVELAÇÃO

A revelação do Plano Trimestral foi feita por Tancredo ao neto em outubro de 1984, durante a festa do Círio de Nazaré em Belém, enquanto ambos eram ovacionados.

‘Meu avô, olha isso, o que o senhor vai fazer com toda essa popularidade?’, perguntou Aécio. E o velho, com ponta de sorriso: ‘Vou gastar em três meses’.

MEMÓRIA

Aécio depois entenderia. Com a perspectiva clara de assumir o Planalto, Tancredo esboçara uma dura reforma sócio-econômica e administrativa. Mas não deu tempo.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

____________________________

AMOR DE FILHA

dilmas

Foto: dm.com.br

Dilma Rousseff tem evitado viagens e agendas à noite por um fato único e familiar: sua mãe, dona Dilma, está sem cuidadora, revelam fontes pelas bandas do Alvorada. É a filha, presidente da República, quem cuida da senhorinha, dá remédios, faz companhia e a coloca para dormir. E ao amanhecer, ambas não saem das suítes sem uma maquiagem.

 

_________________________

QUASE-PRECEDENTE

É sina de candidatos do PSB.. Em 2002, o jatinho do então presidenciável Anthony Garotinho (PSB) deu pane no trem de pouso e teve de aterrissar de barriga no aeroporto de Viracopos. Garotinho falou em sabotagem e enviou para Campinas o secretário de Segurança para ajudar o CENIPA a investigar as causas. E.. foi pane mesmo.

garotinho

Garotinho – candidato a presidente pelo PSB em 2002, ele levou susto em jatinho. Foto: jconline.ne

‘CADÊ A ESPUMA??’

A bordo do avião o clima foi muito tenso na descida. Garotinho e equipe ficaram apavorados quando não viram na pista a prometida espuma especial para evitar incêndio e explosão no atrito do avião. Mas os bombeiros jogaram a tempo, após o jato derrapar.

 

_____________________________

APOSTA NO ESCURO

José Roberto Arruda (PR), por ora impugnado, teve reunião ontem para fechar com o PSC de Brasília. Ex-governador, preso e candidato de novo, ele lidera pesquisas.

No ‘mercado boca-a-boca’, brasilienses bem informados dão 4 a 3 no plenário do TSE a favor do registro da candidatura de Arruda para o governo do DF.

MACIEL E A MEMÓRIA

Pouca gente notou a ausência do ex-vice-presidente e ex-senador Marco Maciel no velório de Campos. A revelação é do blog de Henrique Barbosa, do Recife: Maciel, 73, sofre de Alzheimer, está recluso em Brasília e evita (quando lembra) falar de política.

FALOU O GARANHÃO.. 

O senador paraguaio Juan Carlos Galaverna quebrou o silêncio, e na tribuna do plenário do Parlamento em Assunção pediu perdão pelo vídeo vazado na internet em que aparece transando com três mulheres. Segundo ele, a culpa é dos adversários.

Galaverna não fez qualquer menção sobre o flagrante da bela menor na cama. Ela revelou nas redes sociais que topou ‘porque o velho não funciona’.