Coluna Esplanada

Antes da delação, ex-diretor da Petrobras mandou recado para governo

Leandro Mazzini

Antes da delação premiada, o ex-diretor da Petrobras preso Paulo Roberto Costa mandou um recado velado para a cúpula do governo, por emissários: que deixassem suas filhas em paz e não mexessem com sua família.

Assim, prometeu ficar calado, porque, segundo relatou, muita gente poderosa de vários partidos seria prejudicada nas eleições.

Com a segunda fase da operação Lava Jato há dias, a PF e o MP Federal fecharam o cerco às suas filhas, funcionárias de sua empresa na qual há várias irregularidades. Foi o estopim para que Paulo Roberto aceitasse a delação premiada.

PAVOR GERAL

De Norte a Sul, do Sudeste ao Centro-Oeste, muita gente do PT, PP, PMDB e até do PSDB está desesperada se Paulo realmente contar tudo o que sabe.

NEM TÃO CEDO

Enrolado está Alberto Youssef. O ministro Teori Zavaski (STF), ao soltar anteriormente os detidos da operação, menos o doleiro, indicou que Youssef está no sal com a Corte.

 

__________________________

''ALIADOS''

Sem Eduardo Campos, o PSB de Pernambuco tornou-se um barril de pólvora – o fogo amigo entre ''aliados'' e a indiferença entre os que evitam brigar é latente. O candidato ao governo, Paulo Câmara, nem cita o governador João Lyra Neto em eventos, mesmo com o próprio ao seu lado. Lyra também não engole Câmara, por ter sido preterido na indicação de Eduardo Campos para a disputa.

ESQUECERAM DE MIM

Lyra foi vice-governador por sete anos e assumiu em abril, quando Campos saiu em viagens pelo País. O clima é péssimo. Tanto é que o Paulo Câmara, na campanha, em discursos ou conversas, só se refere a Campos, como se Lyra fosse um fantasma.

REVENGE

Mas há quem aposte em retaliação iminente na campanha de Câmara. O dinheiro está curtíssimo no comitê. E quem tem a caneta é o governador. Com Campos ainda vivo, já era difícil arrecadar. Lyra não vai usar sua influência para convencer financiadores.

LOTÉRICA, O MAIOR BANCO

Num levantamento a Caixa descobriu que as casas lotéricas hoje – são 13.125 e só 42 cidades não possuem – são tão procuradas para pagamentos de contas quanto jogos.

_____________________________

GALINHADA ELEITORAL

O presidenciável Pr. Everaldo (PSC) almoçou no domingo com o apresentador Ratinho na fazenda do artista no interior do Paraná. Esbaldaram-se em galinha caipira.

pastorvale

Pr Everaldo com o Padre Luizinho no interior do Paraná. Voto declarado em missa. Foto: divulgação

ALTAR ECUMÊNICO

Da fazenda de Ratinho, Pr. Everaldo foi a missa campal num distrito de Apucarana (PR). E surpreendido ao ser chamado pelo padre ao altar para apresentá-lo como o único candidato que… defende os valores da família.

______________________________

LÍNGUA AFIADA..

Candidato ao Senado pelo PT na coligação com Armando Neto (PTB) ao governo de Pernambuco, o ex-prefeito do Recife João Paulo tem apelado em suas caminhadas pelo interior. Põe medo em caso de eleição de Paulo Câmara (PSB).

dilma

Dilma rumo à urna, em 2010. Para os petistas, ela salvou o Nordeste e Eduardo nada fez em PE.

No repertório de João Paulo, Câmara e Eduardo Campos são traidores do PT e do povo. Fala que não fizeram nada pelo Estado, que tudo acontece ali por causa de Lula e da presidente Dilma.

____________________________

PREVIÕES (DE PERTO)

marina

Marina – dúvidas se dará sinal positivo para mudanças fortes na economia, se eleita. Foto: alocidade.com.br

Giannetti da Fonseca, o guru econômico da presidenciável Marina Silva (PSB) e um de seus principais avalistas no mercado, tem confidenciado a amigos que ainda não sabe se, eleita, ela vai deixá-lo fazer os ajustes necessários na macroeconomia

____________________________

ALÔ, GESTORES!

O engenheiro Antônio Jorge Leitão, analista judiciário do TRF 1ª Região e diretor do setor no órgão, lança hoje à noite no Balcony Bar em Brasília a 5ª edição do livro Obras Públicas – Artimanhas & Conluios, com prefácio da ex-ministra do STJ Eliana Calmon.

''No Brasil, qualquer que seja a esfera – municipal, estadual ou federal -, o planejamento mal-elaborado ou inexistentedeságua, na maioria das vezes, em superfaturamento e paralisações das obras públicas'', diagnostica o autor.

______________________________

PONTO FINAL

aecio

Foto: leiase.com.br

''Não sei se é um bom começo para quem tem que apresentar propostas e mostrar com quem vai viabilizar''

De Aécio Neves, candidato do PSDB, em ironia a Marina Silva, a qual propôs governar com FHC e Lula se eleita.